Voltar para a tela anterior.

Nunes defende os idosos do município

O parlamentar explanou sobre três projetos de sua autoria na área


A atenção às necessidades dos idosos, através de seu mandato, foi a tônica do pronunciamento do vereador Renato Nunes/PRB, na sessão ordinária desta quarta-feira (06/06). Relatou que, nessa legislatura (2009-2012), apresentou cerca de 60 projetos, sendo mais de dez deles voltados aos cidadãos maiores de 60 anos de idade. O republicano citou a lei que garante prioridade ao idoso no atendimento das unidades de tratamento intensivo (UTIs), de sua autoria, que foi sancionada pelo prefeito José Ivo Sartori, em 26 de março deste ano.

Nunes observou que a população brasileira tem apresentado índices de envelhecimento, nas últimas décadas. Comemorou que esse dado exponha a ampliação da expectativa de vida na nação. Salientou a sua proposta que delibera sobre as notificações de violência contra o idoso. O projeto foi aprovado em plenário. Em breve, deverá ir para a sanção do Executivo caxiense.

De acordo com o parlamentar, a medida estipula que os agentes de saúde municipais devam notificar as autoridades, quando verificarem a possibilidade de agressão ao idoso. Nunes acredita que a vigência da lei diminuirá a violência familiar contra os maiores de 60 anos de idade.

O republicano também ressaltou a sua iniciativa que cria a assistência farmacêutica ao idoso, que seria rejeitada momentos depois, na plenária de hoje. Segundo Nunes, a proposta consiste em garantir aos idosos que recebam menos de quatro salários mínimos a gratuidade no medicamento de uso contínuo.

O vereador Daniel Guerra/PSDB lembrou que os proventos de aposentadoria deveriam bastar para os idosos adquirirem os seus medicamentos. Lamentou que os baixos valores de aposentadorias diminuam a qualidade de vida dos maiores de 60 anos de idade, sendo necessários outros auxílios a essa faixa da população.

O parlamentar Mauro Pereira/PMDB parabenizou Nunes pela atuação na defesa do idoso. O peemedebista também cobrou o maior repasse da arrecadação, das esferas estaduais e federais, para que o município fortaleça o investimento em saúde.

06/06/2012 - 21:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo