Voltar para a tela anterior.

Secretaria de Gestão e Finanças garante o cumprimento de metas fiscais

Legislativo sediou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2012


O relatório das receitas e despesas orçamentárias do município foi apresentado em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), nesta quinta-feira (30/05), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A dívida consolidada do município se encontra na cifra de R$22.711.795,33, perante uma capacidade de endividamento, determinada pelo Senado Federal, de R$ 1.205.418.691,58. Responsável pela explanação do balanço, o controlador-geral do município, Gilmar Santa Catarina, comemorou o resultado. O presidente da comissão, vereador Francisco Spiandorello/PSDB, saudou o equilíbrio nas contas.

Na exposição dos números, Gilmar destacou o menor percentual de gastos com pessoal, nos últimos quatro anos, que, atualmente, se encontra em 36,41%. O controlador-geral afirmou que a secretaria tem cumprido com o objetivo de estar distante do limite legal, de 54%. Ele acredita que as finanças da cidade operam com boa margem, garantindo verbas para finalizar obras, como o Sistema Marrecas, na área de abastecimento de água.

Gilmar reiterou que o município tem notado pequena queda no recolhimento de tributos municipais, devido à retração das indústrias nacionais. Apontou que a cidade está preparada para um impacto da desindustrialização mais forte nas finanças, no próximo ano. No entanto, ele disse temer pelo desemprego, que poderia demandar maiores investimentos da prefeitura nas áreas sociais.

Spiandorello esclareceu que o município deve estar atento às verbas garantidas para planejar novas obras. Ele apontou, com preocupação, as férias coletivas proporcionadas por empresas municipais, devido ao temerário momento do mercado.

O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB lamentou que o governo federal reduza apenas impostos municipais, não alterando os altos tributos federais. O peemedebista cobrou uma divisão do bolo arrecadatório mais favorável às cidades.

A apresentação do relatório foi acompanhada pelo vereador Edson da Rosa/PMDB e sete funcionários da pasta de gestão e finanças de Caxias do Sul. Também compõem a CDEFCO os parlamentares Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

30/05/2012 - 17:42
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo