Voltar para a tela anterior.

Mauro é contra a divulgação nominal de servidores com as suas remunerações

O peemedebista acredita que publicidade causaria insegurança


A divulgação dos nomes dos servidores das esferas públicas, com seus respectivos salários, foi a pauta da manifestação do vereador Mauro Pereira/PMDB, na sessão ordinária desta terça-feira (29). O peemedebista afirmou que é favorável à transparência dos poderes, incentivada pela lei federal do acesso à informação, em vigor em todo o país. No entanto, ele disse acreditar que a publicidade do nome dos servidores provocaria situações de insegurança para os atingidos.

Na tarde de hoje, o vereador Daniel Guerra/PSDB protocolou projeto para que a Casa divulgue, nominalmente, as remunerações dos vereadores, servidores, cargos em comissão e estagiários. O documento deve ser lido nas próximas sessões ordinárias e começar a tramitar pelas comissões da Casa. Essa divulgação nominal depende de regulamentação em cada órgão público. Ou seja, não é uma determinação prevista na lei do acesso à informação.

Mauro relatou que o Legislativo caxiense, através de seu site, vem se adequando à nova legislação, que tem prazo de seis meses para a plena execução. Lembrou que, na publicidade financeira, o município está entre os mais transparentes do país. O peemedebista reiterou que a população se mostra atenta ao serviço executado pelos funcionários públicos, e não somente para as remunerações recebidas. Citou que a população tem a possibilidade de preencher formulários nos órgãos públicos municipais e obter dados sobre os salários dos servidores.

Na sequência, o vereador Gustavo Toigo/PDT ressaltou que o projeto de divulgação nominal dos proventos deve ser construído com responsabilidade. Ele citou os policiais e professores estaduais, que recebem baixas remunerações, e podem ser desmoralizados pela população, em função de seus salários.

Mauro também utilizou o seu espaço para defender o vinho produzido no país. Parabenizou a Secretaria de Agricultura,Pecuária e Abastecimento e a rede de vinícolas citadinas, que irão promover o 15º Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul, nesta quarta-feira.

O peemedebista cobrou, ainda, que o governo federal reduza os impostos sobre os produtos fabricados no Brasil, como forma de incentivar a indústria nacional. Na mesma linha, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB sugeriu que, durante eventos internacionais no Brasil, sejam servidos vinhos da Serra gaúcha.

29/05/2012 - 21:06
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo