Voltar para a tela anterior.

Ana comemora a criação da Coordenadoria de Acessibilidade

A vereadora acredita que a iniciativa será determinante para o bem-estar das PCDs


A implantação da Coordenadoria de Acessibilidade, por meio de projeto do Executivo Municipal, foi comemorada pelos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (29). A vereadora Ana Corso/PT destacou a importância do órgão, que será responsável por acompanhar, avaliar e fomentar planos, projetos e programas voltados ao desenvolvimento social, educacional e lazer das pessoas com deficiência (PCDs), dentre outras atribuições.

Para a petista, é fundamental que o coordenador, que será escolhido pelo prefeito municipal, tenha ligação direta com as PCDs, a fim de que possam desenvolver as atividades inerentes à função, com pleno conhecimento na área.

Ana ressaltou que as pessoas com deficiência sofrem dificuldades na inclusão social, como o ingresso em escolas, por exemplo. Conforme ela, o passe livre dos deficientes deverá pautar futuros debates.

A Câmara Municipal de Caxias do Sul, segundo Ana, é referência na questão da acessibilidade. No que ela destacou a relevância do então presidente da Casa em 2010, o ex-vereador Harty Moisés Paese/PDT, que esteve à frente das adaptações. O vereador Alaor de Oliveira/PMDB lembrou que a TV Câmara transmite as sessões em Língua Brasileira de Sinais (Libras), projeto de sua autoria, implantado, também, na gestão de Paese.

O vereador Mauro Pereira/PMDB referiu que há muita falta de respeito com as pessoas com deficiência e que o município precisa desenvolver ações como essa, que visam a mudanças positivas para a comunidade.

Para o vereador Edson da Rosa/PMDB, as questões vinculadas à inclusão são, ainda, muito recentes. Ele julga que as próprias pessoas com deficiência deveriam avaliar as obras de acessibilidade.

29/05/2012 - 21:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo