Voltar para a tela anterior.

Alaor alerta para problemas com a estiagem

O vereador incentivou população a racionar água


A falta de chuva, nos últimos meses, em Caxias do Sul, foi abordada pelo vereador Alaor de Oliveira/PMDB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (24), o peemedebista relatou que o nível da represa do Samuara está 81 centímetros abaixo do ideal, segundo dados colhidos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), na última segunda-feira. Alaor incentivou a população caxiense a racionar água, para que o município não ingresse na lista de 31 cidades gaúchas em estado de seca.

O parlamentar afirmou que a região não recebe chuva significativa nos últimos 205 dias. Saudou a construção do Sistema Marrecas, que, a seu ver, deve garantir água para os caxienses nos próximos 20 anos. Lamentou, porém, que o período de paralisação das obras impeça a barragem de estar captando água. Apontou que, no bairro Desvio Rizzo, a população está sendo abastecida com caminhões-pipa, devido à escassez de água.

O vereador Mauro Pereira/PMDB rebateu o fato de água potável ainda ser utilizada na lavagem de automóveis. Para ele, graças às quatro barragens do município ainda existe um nível razoável de água.

Alaor ainda ressaltou a romaria de Caravaggio, que irá ocorrer no feriado municipal deste sábado. Lembrou que, há décadas, milhares de caxienses se dirigem ao santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no município vizinho de Farroupilha. O peemedebista apontou para o apoio oferecido, em pontos da rodovia RS-122, pela prefeitura municipal, aos fiéis da igreja Católica. Segundo Alaor, mais de 300 pessoas trabalham nos locais, fornecendo água aos católicos.

24/05/2012 - 20:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo