Voltar para a tela anterior.

Obras no entorno da casa Eberle preocupam Denise

A vereadora questionou alteração na construção de 1940


A alteração paisagística no entorno da casa rosa, pertencente à família Eberle, foi abordada pela vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (24). Localizada na rua Alfredo Chaves, próximo à Câmara Municipal de Caxias de Sul, a obra é da década de 1940 e apresenta uma série de detalhes arquitetônicos peculiares à época, como azulejos portugueses, por exemplo.

De acordo com Denise, um processo para o tombamento histórico da obra iniciou-se em 2003. Mas, em 2005, foi arquivado sem justificativas plausíveis, nas palavras dela. Agora, uma empreiteira trabalha no local, com a finalidade de construir um condomínio, conforme explicou a vereadora, formado por duas torres de 19 pavimentos, junto à histórica casa rosa. Sabemos que, no projeto, a casa é mantida, mas não sabemos até que ponto, indagou.

Ao questionar a decisão do Executivo, que optou por arquivar o tombamento na ocasião, Denise atentou para o quanto o entorno da casa foi alterado e destacou que o cenário não seria o atual, caso a obra tivesse sido valorizada e transformada em patrimônio oficial.

Para Mauro Pereira/PMDB, as obras só continuaram porque os investidores teriam provado que as regras seriam obedecidas e a casa Eberle mantida. O vereador disse acreditar que o empreendimento ficará muito bonito, quando concluído.

O vereador Francisco Spiandorello/PSDB ressaltou que o projeto levou seis anos para ser alterado, passando por todas as instâncias, com atenção às normas ambientais.

24/05/2012 - 20:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo