Voltar para a tela anterior.

Parlamentares debatem sobre obras para o bem-estar da população

Beltrão criticou a falta de atenção do governo a questões humanitárias


O crescimento de Caxias do Sul foi a pauta dos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (23). O vereador Rodrigo Beltrão/PT levou o assunto à tribuna, quando apontou a humanização como o maior desafio da cidade. Ele defendeu que o município precisa crescer de forma sustentável, realizando obras voltadas para o bem-estar da comunidade.

No âmbito municipal, Beltrão cobrou maior incentivo à agricultura ecológica, destacando que esse assunto deve ser debatido e valorizado pela administração. Quanto à educação, Beltrão falou da existência de 210 ações na Defensoria Pública, para reivindicar vagas à educação infantil.

No que diz respeito à saúde, o petista disse acreditar que os problemas não são decorrentes dos recursos empregados, mas da forma de realização. Como aquela campanha do Executivo, que colocava a culpa nos usuários que estavam indo ao Postão, de forma desnecessária, complementou. Ele sugeriu, ainda, que o sistema de saúde possa ser integrado e que a comunidade tenha condições de acionar o serviço pela internet.

Por outro lado, o líder do governo na Casa, vereador Alaor de Oliveira/PMDB, ressaltou algumas ações da administração com vistas a promover a humanização da cidade, como a criação do Centro de Atenção Psicossocial Aquarela, que presta atendimento psicológico e psiquiátrico a crianças. Segundo Alaor, Caxias conta, também, com três pontos de serviços terapêuticos, 22 leitos ambulatoriais para desintoxicação e consultórios de urgências odontológicas, que funcionam junto ao pronto atendimento 24 horas. Das 44 unidades básicas de saúde (UBS), conforme o peemedebista, 36 já realizam o atendimento odontológico no próprio estabelecimento.

Ex-secretário municipal de Educação e presidente da comissão homônima da Casa, o vereador Edson da Rosa/PMDB fez apontamentos relacionados ao assunto. Ele ressaltou que, na educação infantil, o atendimento foi triplicado na atual gestão e que, a cada R$ 100,00 arrecadados no município, R$ 52,00 são investidos na área social. Em torno de 10% do produto interno bruto (PIB), no Brasil, deveria ser aplicado em educação, mas nem 5% é destinado para esse fim hoje, lamentou.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT lembrou que a atual administração desenvolveu diversas medidas a fim de priorizar o transporte coletivo, como a ampliação dos corredores de ônibus e modificações nos acessos à Universidade de Caxias do Sul (UCS) e à BR-116, na Rua Atílio Andreazza.

Enquanto isso, o vereador Mauro Pereira/PMDB preferiu destacar o potencial industrial de Caxias, enfatizando os investimentos em infraestrutura.

23/05/2012 - 20:21
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo