Voltar para a tela anterior.

Caixa reforça atuação no município

Superintendente regional saudou a redução de juros na tribuna livre


A atuação do banco público Caixa Econômica Federal na economia brasileira foi a tônica do pronunciamento do superintendente na região, Élcio José Coelho de Lara, na Tribuna Livre desta quarta-feira (02/05). Ele ressaltou que a atuação no município será reforçada até o final do ano, com a inauguração de quatro novas agências na cidade, atualmente Caxias do Sul tem oito agências. Lara concedeu destaque às baixas nos juros da instituição financeira, que visa reduzir as taxas em todo mercado, fomentando a economia nacional.

O superintendente saudou a atuação da Caixa no setor habitacional. De acordo com Lara, o município já recebeu 225,8 milhões de investimentos no setor neste ano e a expectativa é chegar aos 500 milhões até dezembro. Para ele, apoiar o setor de construção de moradias fomenta o emprego e a renda da sociedade. Lara relatou que 240 unidades de moradia foram entregues para famílias de baixa renda no município, no ano de 2011 em uma parceria entre o governo federal e municipal. Em 2012, ele espera que o banco entregue mais 300 habitações, em Caxias do Sul.

O proponente do espaço, vereador Mauro Pereira/PMDB, lembrou que a Mesa Diretora concedeu uma exceção para o banco público ao disponibilizar o espaço, consciente da importância da Caixa na atuação de políticas públicas do governo. Ele frisou que as pessoas que adquiriram dívidas públicas com bancos privados podem renegociar a dívida com a instituição pública, usando a portabilidade instituída nas novas medidas do governo federal.

O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT elogiou a função social do banco federal. Lembrou a importante atuação das instituições financeiras públicas do Brasil na crise mundial, no ano de 2008, fortalecendo o crédito interno, assim minimizando os efeitos no país. O petista cobrou que os bancos não monopolizem o lucro do mercado financeiro.

O pedetista Gustavo Toigo apontou que a redução da taxa de juros fomenta indústria nacional. Ele acredita que os novos índices de cobrança auxiliam o empreendedor que cria empregos e gera rendimentos. O colega de bancada, Pedro Incerti, relatou que as taxas de juros cobradas no Brasil estão entre as maiores do mundo. Incerti saudou a iniciativa da redução, mas espera que o resultado chegue ao consumidor.

Lembrando que um dos pressupostos da economia é atender a massa da população para evitar crises, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB se manifestou. Ele acredita que o continente europeu não entendeu essa lição e por isso passa por uma crise financeira. Spiandorello defendeu a política financeira do governo brasileiro que possibilita o acesso dos cidadãos através de agentes públicos como a Caixa.

A presidente do Legislativo Caxiense, Geni Peteffi, agradeceu a presença do banco no espaço. Para ela, o banco tem cumprido sua função social em Caxias do Sul.

03/05/2012 - 09:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo