Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre a gestão pública do município

A pauta partiu das reivindicações coletadas no Câmara Vai aos Bairros


As demandas apresentadas pela comunidade, na última reunião do Câmara Vai aos Bairros, projeto itinerante do Legislativo caxiense, realizada na segunda-feira passada, no salão paroquial do bairro Santa Catarina, permearam o debate dos vereadores, na sessão ordinária desta quarta-feira (25). O primeiro a levantar o assunto, desde a tribuna, foi o vereador Alaor de Oliveira/PMDB. Ele defendeu o projeto como uma ferramenta de contato direto e permanente com a comunidade. Conforme ele, muitas reivindicações foram feitas e devem ser compiladas e encaminhadas, em breve, ao Executivo.

Na condição de líder do governo na Casa, Alaor enumerou diversas medidas feitas na região, como a instalação de semáforos, quebra-molas, pavimentação, desentupimento de boeiros, construção de centros comunitários e quadras poliesportivas, canalização de esgotos.

Retomando as demandas coletadas na reunião, o vereador Renato Nunes/PRB relatou que uma das queixas recorrentes é acerca do desempenho de empreiteiras que, conforme ele, não vêm prestando o serviço de forma satisfatória. Disse acreditar que o problema se dá em função da falta de fiscalização, o que, para ele, acontece, também, em outros aspectos da administração. Nunes queixou-se, ainda, da falta de atenção do Executivo em relação aos pedidos de providências encaminhados pelos vereadores.

Em concordância com o republicano, os vereadores petistas Guiovane Maria, Marcos Daneluz e Rodrigo Beltrão também apontaram a falta de fiscalização como um dos maiores problemas da atual gestão municipal. Para Guiovane, Caxias do Sul enfrenta dificuldades com vendedores ambulantes, feiras comerciais vindas de fora da cidade, e uso de drogas, questões que, segundo ele, não são atendidas de forma plena. Guiovane apontou para a falta de manutenção, em obras municipais. Daneluz lamentou que muitas não são cumpridas, em função da falta de fiscais destinados a tais análises.

Na mesma linha, Beltrão criticou a postura do Executivo, em direcionar esforços para algumas ações, como a Festa da Uva, e deixar outras lacunas abertas.

Os vereadores Edson da Rosa/PMDB e Pedro Incerti/PDT enfatizaram o papel do Câmara Vai aos Bairros na participação popular, proporcionando aos parlamentares o contato com os moradores.

Retornando à Casa, na vaga de Geni Peteffi/PMDB, que assumiu a prefeitura interinamente, na manhã de hoje, o vereador Elói Frizzo/PSB defendeu o governo. Baseou-se na sua experiência à frente da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Segundo ele, as demandas diárias são inúmeras e há um esforço do Executivo em atender a maior parte delas.

25/04/2012 - 21:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo