Voltar para a tela anterior.

Nunes retoma debate sobre o sistema penitenciário local

Vereadores visitarão penitenciárias da região, na próxima semana


A situação do sistema penitenciário caxiense ocupou o pronunciamento do vereador Renato Nunes/PRB, na sessão ordinária desta quarta-feira (08). O assunto havia sido debatido na reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), com a presença dos presidentes das penitenciárias Industrial de Caxias do Sul (PICS) e Regional do município (Percs). Presidente da comissão, o parlamentar ressaltou que os vereadores visitarão as duas casas prisionais, na próxima semana, com o objetivo de colher informações sobre o sistema, na cidade.

Nunes disse acreditar que houve avanços no sistema no município. Apontou que a penitenciária deve promover a recuperação do apenado e a reintegração com a sociedade. O republicano também sugeriu uma divisão de celas, baseado na gravidade dos crimes cometidos pelos presidiários. Ele comemorou o número de 173 presos que trabalham e terão as suas penas redimidas.

O vereador Mauro Pereira/PMDB lembrou que, ano passado, tinha criticado as gestões penitenciárias, em função da presença de aparelhos celulares, nos cárceres. Entretanto, relatou que medidas, como a proteção aérea do pátio da prisão, por onde eram arremessados os aparelhos, foram tomadas para coibir a prática recorrente. Seguindo na mesma argumentação, o vereador Edson da Rosa/PMDB destacou que os cárceres foram humanizados, nos últimos anos, através do ensino escolar e da presença de cultos religiosos.

A vereadora Ana Corso/PT concedeu destaque ao curso de metrologia lecionado dentro da penitenciária. Para ela, a especialização facilita a integração de apenados em metalúrgicas, após cumprirem as suas penas.

Nunes adiantou que, na próxima sexta-feira, às 9 horas, a comissão promoverá uma audiência pública na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), abordando o tema dos usuários de crack, no município. O encontro terá a presença de outros vereadores, autoridades da Brigada Militar, professores e estudantes da instituição.

11/04/2012 - 19:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo