Voltar para a tela anterior.

Nei Lisboa é homenageado na Câmara

Músico recebe Título de Cidadão Emérito


Nei Tejera Lisboa foi homenageado em Sessão Solene na noite desta terça-feira (29). O músico recebeu o Título de Cidadão Emérito, uma homenagem que busca reconhecer o ano em que Nei Lisboa conquista 30 anos de carreira como cantor, compositor e escritor e, também, completa 50 anos de vida.

Compuseram a Mesa o Deputado Estadual Alberto Oliveira/PMDB, o Secretário da Cultura Antônio Feldmann, o Presidente da Câmara Vereador Edio Elói Frizzo/PSB e o Vereador Alaor de Oliveira/PMDB.

O Vereador Harty Moisés Paese/PDT, proponente da homenagem, fez a leitura da trajetória de Nei Lisboa e destacou a importância de conceder o Título. A Casa está orgulhosa. Para Caxias é um momento de muita conscientização, gratidão e conhecimento dos frutos que vem plantando na área da cultura. Caxias tem, através de músicos, o orgulho de saber que uma sociedade também se transforma por meio da cultura.

O homenageado da noite, Nei Lisboa, fez um discurso singelo mas profundo. Em poucas palavras, disse que passou os primeiros seis anos de vida em Caxias do Sul. Um tempo em que formou a personalidade, a maneira de ser, o amor que recebeu. Depois disso, de inúmeras formas voltei a Caxias, visitando, como adolescente, como músico. Encontrei uma gravadora que gravou cinco dos meus nove discos. Recebi muitos prêmios na vida, mas essa será emoldurada na parede da minha casa.

Representando a Assembleia Legislativa o Deputado Alberto Oliveira disse ser um grande apreciador da música. Ao chegar no Rio Grande do Sul, meus primeiros trabalhos foram cantar. A música é algo que me faz muito bem. O Nei é uma artista que está contribuindo, que tem orgulhado muito a cidade.

O Secretário da Cultura Antônio Feldman, representou o Executivo. Ele afirmou que Nei Lisboa é uma figura rara no meio musical gaúcho. Foi amado por gerações diferentes. Feldamn diz que ele é um músico que fala do cotidiano das pessoas. Você é parte de nós, vivemos as coisas que você canta. O Secretário ainda citou algumas palavras encaminhadas pelo Prefeito José Ivo Sartori: Nei Lisboa é um dos belos e prazerosos enigmas da canção.

O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB lembrou que no início dos anos 80 teve a oportunidade de propôr homenagem ao irmão Luis Eurico Tejera Lisboa. A homenagem do Nei é por demais merecida.

Nei Tejera Lisboa, filho de Eurico de Siqueira Lisboa e Clélia Tejera Lisbôa nasceu no hospital Pompéia em Caxias do Sul, no dia 18 de janeiro de 1959 e é o mais jovem entre sete irmãos. O homenageado é músico profissional e escritor. Sua paixão pela música surgiu na infância, quando aos oito anos de idade tornou-se aluno do Liceu Musical Palestrina, de Porto Alegre, e consolidou-se ao ingressar, em 1977, no curso de Composição e Regência da UFRGS.

29/09/2009 - 21:00
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo