Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio ao Pronacampo tem aprovação

O projeto do governo federal busca atender escolas do campo e quilombolas


O Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) recebeu o apoio dos vereadores caxienses por meio de moção, aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (27). Autores do requerimento, os vereadores petistas Guiovane Maria e Marcos Daneluz destacaram que o programa foi lançado na semana passada, pelo governo federal, e objetiva oferecer apoio técnico e financeiro aos estados e municípios, para a implementação da política de educação do campo.

De acordo com o documento, no Brasil, existem 76 mil escolas rurais com mais de 6,2 milhões de alunos e 342 mil professores. Conforme o texto, o Pronacampo pretende, assim, estabelecer um conjunto de ações articuladas, a fim de atender escolas do campo e quilombolas, no que diz respeito à gestão de práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens, adultos, profissional e tecnológica.

Entre as ações previstas no programa, os petistas destacaram o fortalecimento da escola do campo e quilombola, a oferta de cursos de licenciatura e aperfeiçoamento para professores, as mais de 180 mil vagas para a formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de três mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.

A importância desse programa se dá, também, para Guiovane e Daneluz, pelo fato de a Serra ser um centro de produção agrícola, fortemente caracterizado pela agricultura familiar e pelo agronegócio, com alta produtividade, mas com dificuldades na fixação dos jovens no campo. Sem a manutenção dos jovens no campo, daqui há 20 anos, em nossa região, não haverá mais trabalhadores rurais em idade ativa para dar seguimento aos empreendimentos rurais, defenderam eles, no documento.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (ausente), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Edio Elói Frizzo/PSB (a favor) Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (presidente), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (ausente), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

27/03/2012 - 20:03
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo