Voltar para a tela anterior.

Mauro cobra pagamento do piso salarial aos professores estaduais

A moção de apoio foi aprovada por unanimidade e será enviada ao governador


A situação dos professores da rede pública, no estado, que não recebem o piso nacional da categoria, no valor de R$ 1.451,00, foi alvo de moção de apoio do vereador Mauro Pereira/PMDB, aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (22). O peemedebista ressaltou que, apesar do aumento de 23,5%, aprovado na última terça-feira, na Assembleia Legislativo. O índice será pago em parcelas até 2014, quando atingirá o valor de R$ 1.260,00. Conforme o documento, o Rio Grande do Sul é um dos três estados brasileiros que ainda não paga o piso.

Mauro observou que a Justiça do Trabalho determinou o pagamento do piso nacional aos professores gaúchos após uma ação do Ministério Público. A remuneração abaixo da nacional desestimula os professores, que têm de suprir a complexidade da função e o agravamento da violência escolar, defendeu.

O vereador Gustavo Toigo/PDT saudou a iniciativa. Observou que o município paga seus professores acima do piso. Segundo ele, uma das bandeiras de seu partido é a educação e isso implica a concordância com a moção de Mauro.

O petista Rodrigo Beltrão posicionou-se a favor da moção. Entretanto, disse ser contrário ao regime de urgência da solicitação, maneira pela qual ela integrou a pauta de hoje. Para ele, Mauro utilizou a sessão com plenário lotado por funcionários públicos para apresentar o pedido.

O documento será encaminhado ao governador Tarso Genro.

22/03/2012 - 20:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo