Voltar para a tela anterior.

Nunes destaca o Dia Internacional da Síndrome de Down

O parlamentar reconheceu a importância dos portadores da doença


O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado hoje, 21 de março, foi lembrado pelo vereador Renato Nunes/PRB, durante a sessão ordinária. O parlamentar falou em nome da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Casa, da qual é presidente. Para ele, os portadores da doença merecem respeito, carinho e reconhecimento, além de serem capazes de desenvolver habilidades, como estudar e trabalhar. Agora, temos que lutar para que essas pessoas consigam inserção no mercado de trabalho, defendeu.

Nunes lembrou que a Síndrome de Down, também chamada de trissomia do cromossomo 21, é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcial. O nome foi dado em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a doença, em 1862.

A síndrome, conforme o vereador, geralmente, está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva, desenvolvimento físico, aparência facial e é identificada no nascimento. Nunes destacou, ainda, que, de 800 a 1.000 nascimentos, uma criança apresenta a doença.

O vereador Mauro Pereira/PMDB disse conhecer diversos portadores da Síndrome de Down e garantiu que são pessoas que disseminam alegria por onde passam.

21/03/2012 - 21:25
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo