Voltar para a tela anterior.

Dallegrave reclama de descaso do governo federal sobre o preço mínimo da uva

Vereador destaca os problemas relatados por agricultores da região


Representando a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Casa, o Vereador Ari Dallegrave/PMDB informou que esteve em encontro na Câmara de Bento Gonçalves nesta quarta-feira (25). A reunião tratou de assuntos relacionados a crise do preço mínimo da uva, custo de produção e problemas na comercialização da safra.

O Vereador salientou que houve a presença da Comissão Interestadual da Uva e que diversos produtores rurais relataram a baixa remuneração do trabalho e lamentaram a falta de estímulo dos jovens permanecerem no campo. Os produtores disseram ainda, que os custos de produção totalizam num preço mínimo de R$ 0,75 ao quilo da uva comum. O governo federal mantém em R$ 0,46 o quilo. Há três anos não há reajuste no preço. Não é possível permanecer no estado de abandono que se encontra o setor na região. Deu pra sentir o desânimo que está abatendo os nossos agricultores que trabalham na uva. O setor vinícola precisa de um socorro do governo, destacou Dallegrave.

O Vereador Mauro Pereira/PMDB lembrou que já encaminhou uma moção sobre a alíquota do ICMS do vinho ao governo estadual. Dallegrave informou que o prazo do governo para estabelecer o preço mínimo é até 30 de novembro. Estarei apresentando uma moção na próxima semana. Não há nenhuma perspectiva que isso seja cumprido no prazo.

26/11/2009 - 20:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo