Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação verificará ensino sobre negros nas universidades

Audiência desta tarde discutiu a aplicação da lei 10.639/03


Visitas a universidades estão no cronograma de atividades da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Essa ideia partiu da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (20/10), na sala das comissões da Casa. Na oportunidade, foi discutida a necessidade do cumprimento da lei 10.639/03, que determina a presença da cultura negra em livros didáticos da rede pública de ensino. O Conselho Municipal de Ensino já tem orientação nesse sentido. O presidente da comissão, vereador Renato Nunes/PRB, pretende estimular o aprofundamento do tema nas grades curriculares dos cursos de história.

O secretário da Educação, Edson da Rosa, destacou que o conteúdo já está presente nas escolas municipais, como na distribuição de materiais didáticos, a fim de subsidiar os professores. É preciso criar referências, para que os estudantes saibam de episódios como o Quilombo dos Palmares e os Lanceiros Negros, observou.

O professor João Heitor, da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino, citou estudo em que 90% dos professores ouvidos dizem conhecer a lei 10.639/03. Para ele, no entanto, o maior problema reside no fato de que a maior parte dos docentes não recebeu instruções adequadas sobre história da África e cultura afro-brasileira, quando cursavam história. Reconheceu que ainda falta readequação nos materiais didáticos.

Conforme Juçara de Quadros, do departamento de etnia da União das Associações de Bairros, existe a preocupação de que as crianças negras não saim das escolas. Ela comentou que os negros precisam encontrar referências no currículo escolar, cujos dados não podem se limitar à escravidão.

Enquanto isso, a vereadora Denise Pessôa/PT ressaltou que professores sentem a necessidade de ter capacitação para dar conta de todo um atraso de conhecimento acerca do assunto. O vereador Renato Oliveira/PCdoB salientou que a luta pela qualificação do ensino sobre os negros precisa continuar progredindo.

Para o próximo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, está prevista outra audiência para ampliar a temática da cultura negra em livros didáticos, bem como, o aprofundamento da ideia nas grades dos cursos de história.

Além do presidente Nunes, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Vinicius Ribeiro/PDT e Virgili Costa/PDT.

20/10/2011 - 17:50
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo