Voltar para a tela anterior.

Empresário Valter Salvi receberá o título de Cidadão Caxiense nesta quinta-feira

A entrega da honraria ocorre em sessão solene, no plenário da Casa, às 19h


O empresário Valter Geraldo Salvi receberá, nesta quinta-feira (18/04), o título de Cidadão Caxiense pelos trabalhos realizados em prol da cidade. A proposição partiu da vereadora Gladis Frizzo/PP e a entrega será em sessão solene, no plenário da Câmara Municipal, às 19h. Haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da Claro/NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais do Parlamento. Essa honraria reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade cidadãos que nasceram em outras cidades, mas construíram sua trajetória em Caxias do Sul.

Valter Geraldo Salvi nasceu no dia 10 de fevereiro de 1947, na Comunidade de São Luiz de Castro, em Garibaldi. Filho de Victorino Salvi e Rosina Tomasi Salvi, estudou até a quinta série. Migrou para Caxias do Sul no ano de 1972. Primeiramente, morou no bairro Pio X e, depois, em 1990, mudou-se para o bairro Desvio Rizzo. Casou-se com Otília Borsoi Salvi, em 1969, e teve 2 filhos (Ivan e Edgar) e quatro netos (Luiza, Debora, Ana e Tiago).

Sua profissão inicial era agricultor. Quando veio morar em Caxias, virou metalúrgico, vindo a trabalhar na Marcenaria Andrade Neves e, anos após, montou a Metalúrgica Incomarca, a qual fazia reboques para veículos.

No Desvio Rizzo, participou de diversas atividades como voluntário. Morando no Jardim da Lagoa, fez melhorias em todos os canteiros da Rua João Lain (conhecida como Guzic) plantando várias árvores frutíferas e grama, as quais cuida até os dias de hoje. Sempre atuou fortemente nas gincanas, eventos que ajudaram e contribuíram na construção da creche e da unidade de Corpo de Bombeiros do bairro.

Atua na igreja, participando de um grupo musical-coral, animando as missas da paróquia até os dias atuais. Foi presidente do Salão Paroquial por alguns anos e, além das tarefas do cargo, cuidou da praça da igreja, cultivando flores e embelezando o entorno com paisagismo. Na sua gestão, também foi pintada a igreja do bairro.

15/04/2024 - 16:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo