Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri divulga investimentos da União no Ensino Médio Técnico

Na plenária desta quarta-feira, a parlamentar petista abordou o tema e propôs moção ao governador Eduardo Leite


A vereadora Rose Frigeri/PT retomou o tema da educação na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (27/03) e propôs uma moção solicitando ao governador Eduardo Leite/PSDB para aderir ao projeto “Programa Juros por Educação”. A iniciativa foi lançada ontem (26/03) pelo ministro da Fazenda, Fernando Hadad, em reunião com os governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil. As unidades federativas poderão aderir ou não ao programa que abate juros da dívida dos Estados com a União em troca de investimento na abertura de mais vagas no Ensino Médio Técnico.

A proposta do governo federal busca criar um pacto nacional em prol da formação profissional da juventude no Ensino Médio, o que, segundo a vereadora, além de melhorar a empregabilidade e a renda dos jovens, ajudará no crescimento econômico e social do país.

De acordo com dados mencionados pela parlamentar, 7,7 milhões de alunos estão matriculados no Ensino Médio (85% de responsabilidade dos Estados), mas apenas 1,1 milhão estão integrados à formação profissional e somente 20% são de tempo integral. O Ensino para Jovens e Adultos (EJA) Médio com formação técnica possui apenas 40 mil matrículas no Brasil. “O Programa Juros pela Educação tem potencial de mudar essa realidade e, por isso, eu proponho que façamos uma moção pedindo ao nosso governador para aderir ao programa do governo federal”, explicou.

A parlamentar trouxe mais dados a respeito de investimentos feitos pelo Planalto na educação no ano passado, quando foram construídas mais de 1 mil creches e pré-escolas, 625 escolas em turno integral e comprados mais de 1,5 mil novos ônibus escolares. Divulgou, também, o Programa Pé-de-Meia como um incentivo financeiro aos estudantes de baixa renda que estão cursando o Ensino Médio na rede pública. O foco principal dessa proposta é manter alunos entre 14 e 24 anos nas escolas, reduzindo a evasão por meio de um auxílio de R$ 200.

Rose citou ainda o programa de intercâmbio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que iniciou no último dia 21 um processo seletivo para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) que ofertará 2.976 vagas.

O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à experiência acadêmica de pós-graduandos brasileiros em diferentes países. O programa permite ao bolsista estudar uma parte no Brasil e uma parte em outro país. Após sua formação, o estudante oferta serviços à nação. “Em 2023, foi semeada a base necessária para colhermos os frutos da educação”, afirmou Rose.

Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias:

 

 

 

27/03/2024 - 13:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo