Voltar para a tela anterior.

Coordenadora do Núcleo de Base Raquel Grazziotin faz convite aos vereadores em plenário

A 1ª Formação Municipal de 2024 do órgão acontece no dia 23 de março, com a mediação do professor Demetrius Avila


O convite aos vereadores para a 1ª Formação Municipal de 2024, do Núcleo de base Raquel Grazziotin, ligado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Caxias do Sul, foi feito no início da sessão ordinária desta quarta-feira (13/03). Coordenadora do núcleo, Poliana Martinazzo se manifestou por cinco minutos, dentro do chamado acordo de lideranças das bancadas partidárias da Casa, por solicitação do próprio PDT. O evento acontece no próximo dia 23 de março (sábado), às 13h30, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi do Legislativo caxiense (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição).

A condução das atividades caberá ao cientista social, historiador e professor Demetrius Avila, que tratará dos 60 anos do chamado Golpe Militar e suas consequências contra o trabalhismo da época, do ex-presidente da República João Goulart. Aberto à comunidade, o evento poderá ser acompanhado ao vivo, por meio deste link: https://www.facebook.com/CulturaPovoBrasileiro?locale=pt_BR.

Durante o seu pronunciamento, Poliana destacou aspectos da trajetória da advogada, historiadora e professora caxiense, Rachel Calliari Grazziotin, que dá nome ao núcleo. Foi vereadora caxiense de 1983 a 1988, pelo PDT e a terceira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo local. Rachel também está marcada como a precursora, entre as mulheres, a presidir a Câmara Municipal (1985-1986). No ano de 1989, atuou como diretor-geral do Parlamento.

A coordenadora relembrou que Rachel sempre atuou na defesa dos direitos das mulheres. Segundo ela, o dia 8 de março está ligado à história da mulher trabalhadora. Destacou, também, a atuação da parlamentar em trabalhos sociais com crianças e adolescentes. Mencionou a lei municipal, originada de projeto de autoria da falecida da vereadora, que instituiu o Dia da Mulher Caxiense, celebrado na data de 11 de maio de cada ano.

Poliana referiu que a maioria das famílias da Zona Norte da cidade é chefiada por mulheres. Atualmente, três instituições levam o nome da vereadora: a Escola Estadual Raquel Grazziotin, a Casa Viva Raquel e o Núcleo de Base Raquel Grazziotin, formado em 2023.

13/03/2024 - 11:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo