Voltar para a tela anterior.

12º BPM será homenageado no Parlamento pelos 50 anos de atuação

A solenidade que destaca o trabalho do Batalhão de Polícia Militar ocorre no dia 9 de setembro, no plenário da Casa


Os 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) serão homenageados pelo Parlamento caxiense no dia 9 de setembro, no plenário da Casa, às 19h. O requerimento nº 7/2024 é de autoria da Mesa Diretora composta pelos vereadores Marisol Santos/PSDB (presidente), Adriano Bressan/PRD (1º vice), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice), Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário) e Zé Dambrós/PSB (2º secretário). O texto foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares, na sessão ordinária desta terça-feira (12/03).

Conforme o documento, o batalhão foi criado em 9 de setembro de 1974, na Rua Visconde de Pelotas, com um efetivo de 14 oficiais e 295 praças, atendendo 10 municípios da Serra Gaúcha. Em 14 de março de 1975, a unidade mudou-se para a atual sede, localizada na Rua Travessa Santa Maria, nº 900, bairro Kayser. Na mesma data, foi criado o pelotão de Polícia de Choque.

O policiamento feminino foi instalado em 6 de fevereiro de 1914, tendo sua primeira atuação na Festa Nacional da Uva. Já o canil do 12º BPM foi criado em outubro de 1994. Em 9 de setembro de 2016, o batalhão lançou o projeto “Brigada Online”, tornando-se a primeira unidade do Estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizados diretamente no local da ocorrência.

A instituição é estruturada por seções do estado-maior, sendo elas: a 1ª Cia responsável pelo policiamento nas regiões centro, leste e zona rural; a 2ª Cia tem responsabilidade nas regiões norte, oeste e sul; E, a 3º Cia é especializada de operações especiais, subdividida em pelotões de canil, patrulhas especiais, polícia montada e pelotão de motos (Rocam).

Ainda de acordo com o requerimento, durante meio século de atuação, o batalhão sempre priorizou por manter a ordem pública e a interação com a comunidade local, com o objetivo de aprimorar o serviço e a eficiência policial do município, por meio de patrulhamentos, atendimento de ocorrências e ações para a segurança de toda a comunidade.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 7/2024 (votação) -

Vereador – Partido – Voto

ADRIANO BRESSAN PRD Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

12/03/2024 - 12:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo