Voltar para a tela anterior.

Reitoria da UFRGS reafirma decisão de trazer extensão para a Serra

O presidente da Comissão Pró-Universidade sustentou que Caxias pode ser a sede


O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, reafirmou, na tarde desta quinta-feira (18/08), a decisão da instituição de trazer uma extensão para a Serra. Em audiência, na reitoria da UFRGS, em Porto Alegre, o presidente da Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara Municipal, vereador Vinicius Ribeiro/PDT, sustentou que Caxias do Sul reúne condições técnicas e acadêmicas para ser a sede. Junto com o vereador Renato Oliveira/PCdoB e outras lideranças caxienses, foram traçadas diretrizes para a próxima audiência pública que tratará do assunto, em Caxias, no próximo dia 23 de setembro.

Na oportunidade, o vice-reitor explicou o porquê de a Serra ainda não integrar o plano de expansão universitária do governo federal. Relatou que o Litoral Norte, com extensão da UFRGS sediada em Tramandaí, já tinha um processo de articulação de dois anos, tendo, inclusive, definição de área de 18 hectares, doada pela prefeitura. Basicamente, uma extensão depende de área, infraestrutura e de radiografia do sistema produtivo e socieconômico de cada região, detalhou.

Oppermann garantiu que, no próximo plano de expansão, a Serra estará presente, e que o projeto de vir para a região já integra as diretrizes da universidade. Disse, ainda, que, a partir da aprovação à contratação de servidores para a universidade, o processo de extensão ganhará força.

Para a audiência pública de 23 de setembro, o vice-reitor solicitou maior integração entre os diversos setores da região, a fim de apontar o perfil socieconômico da Serra, com potencialidades e carências. Sugeriu a participação do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Serra. Segundo Oppermann, as diretrizes de expansão do ensino universitário do governo federal estão levando em conta critérios temáticos, conforme o panorama produtivo de cada região.

Dentro do cronograma de audiências públicas traçado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), além de Caxias, ocorrerão encontros em Bento Gonçalves (24 de outubro) e Veranópolis (25 de novembro).

Além disso, nesta sexta-feira, às 16h, no plenário da Câmara, acontece a reunião ordinária da comissão, para tratar da audiência de 23 de setembro e da mobilização pró-extensão da UFRGS, em Caxias do Sul.

Na sessão ordinária de hoje, o vereador Vinicius reiterou o convite. Em seguida, o vereador Ari Dallegrave/PMDB reconheceu que o estágio de Tramandaí já se encontra mais avançado. Ressaltou que Caxias precisa se mobilizar, nesse sentido. O vereador Renato ficou satisfeito com os resultados da reunião de hoje. A vereadora Geni Peteffi/PMDB enfatizou que, se houver a necessidade, o prefeito José Ivo Sartori se esforçará por uma área, para a extensão. Para o vereador Rodrigo Beltrão/PT, as articulações terão êxito mais adiante, a exemplo dos cursos técnicos federais, em Caxias.

No final de maio passado, no plenário do Legislativo Caxiense, a reitoria da UFRGS assinou um protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Amesne.

Também participaram da reunião de hoje, na UFRGS, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilherme Sebben, o diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Victor Hugo Gauer, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, acompanhado dos seus dirigentes Cléber Soares e Jorge Rodrigues.

Integram a Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara, além do presidente Vinicius, os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

18/08/2011 - 17:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo