Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo traz levantamento sobre casos de feminicídio no Rio Grande do Sul à tribuna

A parlamentar salientou a responsabilidade da Casa Legislativa em reduzir cada vez mais esses números


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (05/03), para repercutir o mapa do feminicídio (homicídio praticado contra mulheres motivados por misoginia e menosprezo ao gênero feminino, o que também pode envolver violência sexual) no Estado, em 2023. O levantamento é de autoria da Polícia Civil, e, apesar da redução de 21% em relação ao ano anterior, foram registrados mais 80 casos do crime.

A parlamentar destacou que 81,6% dos casos não contavam com medidas protetivas na data do crime, o que implica a necessidade de mais políticas públicas que incentivem as mulheres a realizarem o pedido de medida protetiva. “Mais da metade dos casos não tinham registro do boletim de ocorrência. Outro dado importante diz respeito às idades das vítimas, sendo 65,5% delas na faixa etária de 18 a 39 anos. A mais nova tinha apenas 16, enquanto as duas mais velhas tinham 80 anos”, detalhou.

Para a vereadora, o que chama a atenção é o fato da mesorregião Nordeste do Estado (onde Caxias do Sul está localizada) ter registrado 20 feminicídios, mesmo número das mesorregiões Metropolitana e Noroeste. Apenas, em Caxias, foram registrados 6 casos. “Como Casa Legislativa, temos uma responsabilidade ainda maior. Devemos levar informações, buscar políticas públicas e fortalecer o que a gente vem fazendo aqui nesta Câmara. Observando que estamos entrando em março, mês das mulheres, precisamos continuar falando sobre esses dados e pensar em formas de reduzir estes números, também nos atentando aos casos de estupro que vêm aumentando em todo o país” pontuou a vereadora.

Ao longo de 2023, a tucana participou da retomada do projeto “Nossas vidas importam”, que busca suprir a necessidade de coibir a violência contra a mulher. Tatiane esteve nos bairros, clubes de mães e Unidades Básicas de Saúde (UBS) levando material para que as mulheres busquem utilizar dos serviços públicas do município, como o Centro de Referência da Mulher, assistentes sociais, psicólogas e orientação sobre a Lei Maria da Penha.

Confira o Grande Expediente na íntegra:

05/03/2024 - 14:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo