Voltar para a tela anterior.

5º Batalhão de Bombeiro será homenageado pelo Parlamento

A homenagem referente aos 60 anos da instituição militar ocorre no dia 3 de julho, no plenário da Casa


Os 60 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Caxias do Sul – 5º Batalhão de Bombeiro Militar (CBMRS) serão homenageados pela Câmara Municipal, no dia 3 de julho, no plenário da Casa. O requerimento nº 4/2024 é uma proposição do vereador Alexandre Bortoluz/PP, subscrita por todos os demais legisladores, e foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (05/03).

Conforme o documento, em 3 de julho de 1964, o Corpo de Bombeiros deixou de pertencer ao município sendo incorporado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar. Passou, então, a ser denominada Estação de Bombeiros de Caxias do Sul. Tinha como comandante interino o 1º sargento militar bombeiro, Oscar Cardoso de Azevedo, e seu funcionamento era em um prédio provisório na Rua Vinte de Setembro, no Centro. Em 1975, a instituição mudou sua base para outro ponto da Rua Vinte de Setembro, onde permanece até hoje.

Desde então, passou por algumas denominações, sendo elas: 5º Grupamento de Incêndios, 5º Grupamento de Combate de Incêndios e 5º Comando Regional de Bombeiros. No dia 20 de junho de 2014, numa reestruturação, teve sua denominação alterada para 5º Batalhão de Bombeiro Militar.

Ainda conforme o requerimento, o Batalhão tem três companhias operacionais, sediadas nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado, e mais oito pelotões nos municípios de: Vacaria, Flores da Cunha, São Marcos, Canela, Farroupilha, Veranópolis, Taquara e Lagoa Vermelha.

A atual sede da cidade possui um efetivo de 222 bombeiros militares para atender as ocorrências de prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento em defesa civil nos 60 municípios da Serra Gaúcha. No comando do Batalhão, hoje, está o tenente coronel Márcio Müller Batista.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO Nº 4/2024 (votação) -

Vereador – Partido – Voto

ADRIANO BRESSAN PRD Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

05/03/2024 - 12:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo