Voltar para a tela anterior.

Nelson Acioly é empossado vereador do Legislativo caxiense

Quarto suplente do PSB, o parlamentar é identificado com a região do Bairro Cruzeiro


O 4º suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Nelson Acioly, foi empossado vereador da Câmara Municipal de Caxias do Sul. No início da sessão ordinária desta terça-feira (05/03), a partir da tribuna do plenário, ele fez o juramento à Lei Orgânica do Município. O parlamentar substitui o 3º suplente da sigla, Alberto Meneguzzi, que se licenciou do mandato por 90 dias, para tratar de interesses particulares, a contar da última sexta-feira. Nas eleições de 2020, Nelson obteve 1.114 votos.

Hoje com 56 anos de idade, nascido em 24 de janeiro de 1968 em Vacaria, Nelson veio para Caxias do Sul em 1985. É casado com Adriana, pai de Alex, Anderson e Sabrine e avô de Isabele. Está a poucos meses de concluir a graduação de Licenciatura Plena em História, pela Faculdade Anhanguera. Na iniciativa privada, atuou como comerciante. Ficou conhecido como “Nelsinho da Locadora”, por ter sido proprietário de um estabelecimento congênere, no Bairro Cruzeiro.

Filho dos já falecidos Nelson (de quem carrega o mesmo nome) e Beloni, o parlamentar encontrou no pai a inspiração para a política. “Na Legislatura de 1963 a 1968, ele foi vereador de Vacaria. Desde criança, eu me acostumei a acompanhá-lo em campanhas eleitorais, comícios e ações do mandato dele. Acredito que, se conduzida corretamente, a política melhora a vida das pessoas”, destacou.

A vida pública do vereador começou na Presidência da Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Cruzeiro, função que exerceu nos períodos de 2011 a 2015 e de 2017 a 2023. Entre 2015 e 2016, no âmbito do Orçamento Comunitário da Prefeitura, ele coordenou a região de Ana Rech. Em 2020, retomou a coordenação, só que na região do Cruzeiro.

Em 2022 e 2023, como recenseador, Nelson participou do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo Interior caxiense. No intervalo de 2020 a 2021, foi agente educacional na Escola Antônio Avelino Boff, em Fazenda Souza. Desde o ano passado, vinha trabalhando como fiscal, na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

Nelson antecipou algumas ações que pretende desenvolver como parlamentar. Ele acredita que a sua presença, na Câmara, significará uma representação, de fato, da região Leste da cidade, com ênfase ao Bairro Cruzeiro.

Nelson admitiu que analisará a possiblidade da apresentação de projetos de lei. De antemão, acredita ser urgente dar encaminhamento a indicações ao Poder Executivo. Quer a extensão do itinerário do transporte seletivo (azulzinho) até o final do Cruzeiro, como já acontece com o ônibus. Pedirá a instalação de um semáforo, na Rua Travessão Solferino, esquina com a Avenida Hércules, onde se situa a Escola Estadual Província de Mendoza. Segundo ele, alunos, pais e professores têm enfrentado insegurança diante de acidentes com veículos automotores, nas imediações do educandário.

Outra preocupação do parlamentar se volta à melhoria da iluminação pública e da sinalização, na Avenida Padre Raul Accorsi, junto ao De Zorzi. No caso da Praça Avelino Manoel Avrella, do Cruzeiro, Nelson solicitará à Prefeitura a troca de brinquedos e a reforma dos aparelhos da chamada Academia da Melhor Idade. Espera, ainda, que haja ampliação de contêineres da Codeca, sobretudo no Diamantino e no De Zorzi. Defenderá que a Codeca continue sendo uma empresa pública.

Veja também a entrevista para a TV Câmara Caxias:

 

05/03/2024 - 12:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo