Voltar para a tela anterior.

Reunião pública da Comissão de Saúde atenta para o combate aos focos do mosquito da dengue

O bate-papo aconteceu no início da noite desta sexta-feira, no estande da Câmara Municipal, nos Pavilhões da Festa da Uva


As formas de prevenção e o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), em Caxias do Sul, ganharam destaque na reunião pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada no início da noite desta sexta-feira (1º/03). O bate-papo aconteceu no estande da Câmara Municipal, localizado no Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da 34ª Festa Nacional da Uva). A condução das atividades coube ao vereador Olmir Cadore/PSDB, que preside o grupo parlamentar.

De acordo com a diretora das Vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul, Sandra Tonet, o principal objetivo não é fazer pela cidade uma aplicação desenfreada de inseticida, usado para matar mosquitos adultos. Mas, sim, combater focos de proliferação do Aedes, que alcançaram o número de 181, sendo 130 deles em residências da cidade. Informou que a Secretaria da Saúde, pasta à qual as Vigilâncias estão vinculadas, recebe de 60 a 75 denúncias diárias sobre suspeitas de novos pontos com o agente transmissor.

Sandra reiterou que todos precisam fazer a prevenção básica, que é eliminar objetos que acumulem água, como vasos de flor. “É a prática preventiva que elimina o foco. A cidadania precisa entender que a dengue mata. Via de regra, o ovo do mosquito pode aguentar até 450 dias para encontrar dois centímetros de água e atingir o nascimento”, explicou.

Dados oficiais indicam que, em 2024, o balanço da dengue está desta forma: Brasil (mais de 1 milhão de casos e 214 mortes); Rio Grande do Sul (10.387 casos em 466 dos 497 municípios gaúchos e 11 óbitos); Caxias do Sul (três casos de dengue autóctone, a contraída na cidade, e 13 casos importados, a pessoa que viajou e retornou doente).

Junto ao estande, aos transeuntes, o próprio vereador Cadore distribuiu fôlderes com orientações de combate à dengue. Uma espécie de mascote, trajada como um moquito, interagiu com o público do Centro de Eventos do Parque.

Além do vereador-presidente Olmir Cadore/PSDB, integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Adriano Bressan/PRD, Estela Balardin/PT, Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB. Comparecem ao encontro de hoje: Cadore, Renato, além dos vereadores Gilfredo De Camillis/PSB, Lucas Diel/PDT, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PRD.

01/03/2024 - 23:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo