Voltar para a tela anterior.

Projeto Maria nas Escolas é apresentado em Encontro Nacional em Fortaleza

Vereadora Marisol Santos/PSDB, diretora da Escola, representou a Casa no encontro, que permite a troca de experiências e conhecimento entre os representantes das Escolas Parlamentares de Assembleias e Câmaras Municipais de todo o país


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul participou, de 8 a 10 de novembro, do 38° Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em Fortaleza (CE). Quem representou a Casa no evento foi a vereadora Marisol Santos, que dirige a Escola desde 2021. O tema desta edição foi “A contribuição das Escolas Legislativas para o fortalecimento do parlamento aberto”. 

Marisol Santos apresentou o painel "Maria nas Escolas", uma  iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Caxias em parceria com a Procuradoria da Mulher, grupo formado pelas vereadoras da Câmara. A ação foi lançada em dentro da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O Maria nas Escolas utiliza como base o livro “Lei Maria da Penha em Miúdos”, adquirido pela Câmara de Vereadores e doado aos alunos que participam do projeto. O livro, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/MG, editado pela gráfica do Senado Federal, aborda a Lei Maria da Penha, a partir de um diálogo entre estudantes. Até o momento, já foram realizados cinco encontros, com mais um previsto até o final do ano. O projeto vai atender cerca de 800 alunos do 9º ano da rede pública municipal e estadual.

Para a vereadora Marisol, representar a Câmara Municipal no evento foi motivo de muito orgulho e, principalmente, uma forma de compartilhar as experiências com outros municípios: “O mais interessante dos encontros da ABEL é a troca, são as relações que firmamos com outras Escolas do Legislativo. Apresentar o ‘Maria nas Escolas’ aqui com certeza vai fazer com que o projeto ganhe vida em outros lugares”, destaca a diretora.

Paralelamente ao Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas aconteceu a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o maior encontro de parlamentares da América Latina, que reúne entidades do legislativo estadual e municipal, servidores legislativos nacionais e estrangeiros, autoridades governamentais, personalidades internacionais, estudantes, parceiros do terceiro setor e sociedade civil, para ampliar e proporcionar uma grande troca de informações e cases de sucesso em variados segmentos.

13/11/2023 - 15:33
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo