Voltar para a tela anterior.

Avança projeto para implantação de centro de referência para atendimento da pessoa idosa em Caxias do Sul

Presidente da Comissão do Idoso do Legislativo, vereador Rafael Bueno conversou com direção do Hospital Virvi Ramos, interessado no projeto


O projeto para implantação de um centro de referência para atendimento de idosos em Caxias do Sul deu mais um passo na manhã desta quinta-feira (09/11) a partir de uma reunião entre o presidente da Comissão do Idoso do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, e a direção do Hospital Virvi Ramos. A instituição de saúde, que também atende pelo SUS, tem interesse em incrementar a assistência ambulatorial especializada aos idosos, visto que 50% dos pacientes que internam no hospital são maiores de 59 anos. Além de Bueno, participaram da reunião Cleciane Doncatto Simsen, diretora de Saúde e Educação do Virvi, o gerente do hospital, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, e o coordenador da Coordenadoria do Idoso de Caxias do Sul, Everson Furtado.

Para Rafael Bueno, há avanços significativos no projeto de implantação do centro de referência. Ele relatou que o projeto está na fase de formatação, para ser apresentado no Fundo Municipal do Idoso, visando captar recursos para tornar a iniciativa realidade.

"Esse esforço incluiu diálogos com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Município, com o objetivo de habilitar a instituição até o final do ano, para que no próximo ano o serviço especializado possa ser efetivamente iniciado", disse.

Conforme o vereador, o propósito principal desse projeto é proporcionar aos idosos um tratamento diferenciado, centralizado em um local multidisciplinar, reduzindo filas, tempo de espera, custos de serviço e, acima de tudo, prevenindo o adoecimento.

A iniciativa representa um passo importante no cuidado e na promoção da saúde dos idosos, oferecendo um ambiente de atendimento especializado que visa melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Com a perspectiva de um tratamento mais eficiente e humanizado, esse centro de referência será um recurso valioso para atender às necessidades, contribuindo para seu bem-estar e prevenção de doenças.

Para Bueno, a intenção é que esse centro seja um serviço intermediário, ou seja, não será um plantão de pronto-atendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades. 

"Esse centro evitará que o idoso vá para demandas de alta complexidade, para evitar que precise internar por não ter tratado algo antes. Vai ser um marco na história de Caxias do Sul, será a segunda cidade do Estado (a primeira foi Santa Maria) a ter um centro de referência assim", explica Bueno, que também buscará emendas em Brasília caso sejam necessárias.

De acordo com Cleciane, a demanda está bem encaminhada.

"Estamos avaliando com muita atenção e buscando articular com os representantes do município", pontua.

Segundo a direção do Virvi Ramos, os investimentos para implantação e custeio é o grande desafio, requerendo a participação da comunidade e dos recursos públicos das esferas do governo.

Áreas

O ambulatório já tem as diretrizes técnicas da SES para funcionamento e critérios estabelecidos no Programa Assistir-RS, mas os recursos oferecidos pelo órgão não são suficientes, pois comportará consultórios de médicos especialistas: angiologista, oftalmologista, psiquiatra, cardiologista, endocrinologista, nefrologista, médico de família e geriatra. Além da área física, haverá uma grande equipe multiprofissional com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, farmacêutico clínico, assistente social, fisioterapeuta, profissional de educação física, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogico, sem contar todos os exames que serão realizados, como diagnósticos e tratamentos em ultrassonografia, teste ergométrico eletrocardiograma, ultrassonografia de abdômen total, avaliação de função e mecânica respiratória, entre outros.

09/11/2023 - 19:51
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo