Voltar para a tela anterior.

Daneluz prestigia o lançamento do Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama

As ações buscam instruir as mulheres sobre a prevenção e o tratamento da doença


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Marcos Daneluz, prestigiou, no início da noite desta segunda-feira (18/07), o lançamento do Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama, comemorado hoje. O evento aconteceu no auditório do 3º piso do centro administrativo da prefeitura. A data foi instituída pela lei 6.391/2005, cuja proposição coube à vereadora Geni Peteffi/PMDB. A iniciativa possibilitará diversas ações de conscientização, nos próximos dias.

De acordo com Daneluz, o projeto já demonstra ter significativa capacidade de mobilização social, pois envolve os mais diversos órgãos representativos do município. Ele destacou a necessidade de estímulo à adesão às formas de prevenção e de tratamento da doença.

O prefeito municipal, José Ivo Sartori, relatou casos de mulheres que estão enfrentando o câncer. Convocou a sociedade para se mobilizar, pela prevenção. As ações contra a enfermidade, no município, se encerram no dia 6 de agosto, com uma ação preventiva, na Praça Dante Alighieri.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde indicam que, de 2007 a 2010, em Caxias, houve diminuição dos óbitos decorrentes do câncer de mama. Caiu de 45 para 32 mortes, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta também projeta que a rede do SUS realize 22 mil exames de mamografia em 2011, ante a faixa entre 11 mil e 14 mil verificações de anos anteriores.

O câncer de mama tem sido o mais frequente na mulher, principalmente após os 40 anos de idade. O diagnóstico se baseia no autoexame de toque (todo mês) e nas mamografias periódicas, que devem ser feitas, pelo menos, uma vez ao ano.

Segundo especialistas, se detectado na fase inicial, apresenta mais chances de cura. Os principais sintomas da doença passam por caroços, nódulos ou endurecimento nas mamas ou axilas, mamilo com retração ou invertido e saída de líquido sanguinolento pelo mamilo.

Entre outras autoridades, também participaram da solenidade a líder do governo na Câmara, vereadora Geni Peteffi/PMDB, e o vereador Gustavo Toigo/PDT. As candidatas a rainha da Festa da Uva 2012 marcaram presença.

18/07/2011 - 19:39
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo