Voltar para a tela anterior.

Legislativo debate sobre o regramento da publicidade em prédios históricos

Vinicius considerou melhor administração da publicidade em construções tombadas


O controle da publicidade em construções tombadas pelo patrimônio histórico, no município, foi avaliada como necessária, pelos vereadores, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30). Desde a tribuna, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT trouxe o assunto ao plenário, exibindo imagens de prédios históricos localizados no entorno da praça Dante Alighieri.

O parlamentar apontou os diversos tipos de publicidade que, além da bagunça visual, danificam a estrutura das obras. Segundo ele, mesmo com benefícios, como a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), os proprietários não parecem se preocupar efetivamente com a preservação. O pedetista citou projetos, em tramitação pela Casa, que tratam do tema, apresentados por ele e pelo vereador Ari Dallegrave/PMDB.

A vereadora Geni Peteffi/PMDB destacou que uma política específica de preservação, com benefícios fiscais, poderia estimular os proprietários, já que, segundo ela, muitos deles não possuem condições financeiras para isso. Sugeriu que a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação considere a possibilidade.

Em apoio à ideia, o vereador Gustavo Toigo/PDT referiu indicação ao Executivo, realizada em 2009, para a implantação do projeto Viva Centro, que visa a parcerias com o município, para a recuperação das fachadas de construções localizadas no centro da cidade. O vereador Ari Dallegrave/PMDB lembrou trechos da avenida Júlio de Castilhos que concentram intensa poluição visual.

Enquanto isso, o vereador Alaor de Oliveira/PMDB salientou que a cobrança pelo regramento de publicidade parte, inclusive, de donos de estabelecimentos comerciais. Em complemento, também mencionou projeto de sua autoria, para a fiscalização de marquises, aprovado ano passado. Destacou, ainda, que nem todas comportam o peso de painéis publicitários.

30/06/2011 - 19:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo