Voltar para a tela anterior.

Nossas Vidas Importam – 2ª edição combate a violência contra a mulher

No lançamento feito na manhã desta quarta-feira (08/03), vereadoras caxienses aparecem em vídeo da campanha com expressões que impactam e transmitem a necessidade urgente de coibir agressões contra o público feminino


A 2ª edição da campanha Nossas Vidas Importam foi, oficialmente, lançada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. No momento da explanação da iniciativa, o presidente Zé Dambros/PSB convidou as integrantes da PEM para ocupar as cadeiras da Mesa Diretora. Em seguida, a titular da PEM, vereadora Tatiane seguiu para a tribuna para apresentar a atualização da cartilha “Por Elas” e o novo vídeo da campanha  tendo a bancada feminina como protagonista. Nas cenas, vereadoras caxienses aparecem com expressões que impactam e transmitem a necessidade urgente de coibir a violência contra o público feminino.

Antes de reforçar o propósito da iniciativa, Tatiane convidou a cantora, compositora e educadora Larissa Ferreira, conhecida pelo nome artístico de Ara Ferreira, para agraciar a plateia, em especial as mulheres, com uma música chamada “Águia”. Ao falar da canção, Ara explicou que faz parte de um projeto voltado ao público feminino intitulado Fêmeas, que une música e literatura. Em seguida, disse esperar que a letra e a melodia toquem o coração de todos, e entoou:  

“Aguas certeiras pairam e observam.

A todas mulheres partidas, queimadas, perdidas.

A todas mulheres profanas, beatas, bandidas, é trabalho de parto, é hora de partir...”

De volta para a tribuna, a vereadora Tatiane Frizzo informou que a PEM recebeu uma mensagem da vice-prefeita Paula Ioris/PSDB cumprimentando o grupo e a Câmara pela continuidade da campanha Nossas Vidas Importam, da qual ela participou como vereadora da primeira edição, em 2019. “Ao prevenir a violência doméstica, estamos cuidando de toda a família”, escreveu a vice-prefeita, conforme texto lido pela titular da PEM.

Em seu pronunciamento, Tatiane reforçou o compromisso da Procuradoria Especial da Mulher  no combate à agressão feminina e na busca por mais espaço, qualificação, respeito e direito às mulheres. Lamentou o aumento de feminicídios na cidade, neste ano, e ressaltou que “Nossas Vidas Importam” vem para tentar ajudar na redução dos casos, no proteção feminina e no incentivo a denúncias de violência.  

A parlamentar deu sequência à sua manifestação fazendo a leitura de textos inspirados em relatos do que ocorreu com mulheres vítimas de diferentes tipos de violência (sexual, moral, psicológica, física e feminicídio) e que foram publicados na imprensa local. Eis um deles:

 

“Estávamos em um grupo de amigos e amigas. Tudo transcorria bem. Trocávamos ideias, cada um falava de suas dificuldades e alegrias. Em dado momento, olhei para o relógio e vi que estava tarde. Decidi ir para casa. Ao abrir a porta do carro, alguém me agarrou e tentou beijar-me à força. Disse “NÃO”, com toda a minha capacidade de gritar. Pouco adiantou. Nada adiantou. Fui vítima de violência sexual, abuso que, como ser humano, jamais imaginei ser submetida. As feridas dessa lembrança me atormentaram por bom tempo. Quis desaparecer, não conversar com ninguém.  Quase faltou coragem, mas deu para recuperá-la. Com ajuda da família, restabeleci energias. Voltei ao trabalho e a ser mulher. Afinal, a minha vida e a de todas as mulheres do mundo importam muito.” (Texto inspirado na história de uma jovem de 21 anos, que disse ter sido estuprada por dois homens no início da madrugada do dia 31/01/2019, no bairro Jardim das Hortênsias, em Caxias do Sul. Segundo o relato à polícia, a jovem estava bebendo cerveja na residência de um deles, por volta da 1h. Antes do suposto abuso sexual, no local estava também uma outra jovem, que seria sobrinha de um dos homens que teria praticado o crime.   Fonte: Jornal Pioneiro de 31/01/2019)

 

Conforme a vereadora Tatiane, relatos como esse e a confiança numa sociedade mais justa e igualitária impulsionam a ação da PEM. Nesse sentido, ela pediu para homens e mulheres se engajarem pelo fim da violência. “Conseguimos muitas conquistas e vitórias, mas precisamos continuar a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Somos incansáveis na luta pelos direitos das mulheres e isso independe de qualquer bandeira ou partido”, afirmou.

O presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB, garantiu que a Câmara é parceira de todas as ações que a PEM realizar. Pontuou que a atual legislatura (2021-1024) registra a maior bancada feminina da história do Parlamento caxiense.

Ao saudar a titular da Procuradora Especial da Mulher (PEM), vereadora Tatiane Frizzo, e as demais integrantes do grupo parlamentar, legisladoras Marisol Santos/PSDB, Gladis Frizzo/MDB, Estela Balardin/PT e Roselaine Frigeri/PT, o presidente cumprimentou todas as mulheres de nossa Caxias do Sul e do mundo, pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “Este é um dia de reflexão, pois casos de violência doméstica, infelizmente, têm crescido. Os feminicídios também. Para que tenhamos consciência do respeito ao público feminino e da necessidade urgente de combater essas agressões, crueldades e assassinatos, é que a PEM atua em nossa sociedade e nós somos parceiros de todas as ações que as parlamentares e os órgãos públicos desenvolverem em proteção às mulheres e à qualificação de quem mais do que ninguém sabe o sentido do cuidado, da amorosidade e da luta por direitos”.

Dambrós também trouxe alguns dados atuais da Casa do Povo. Segundo ele, além das cinco vereadoras, o Legislativo conta com 64 mulheres, envolvendo servidoras efetivas, servidoras em cargos em comissão e estagiárias. Também há 19 ligadas às empresas terceirizadas. “A todas, queremos agradecer pelo trabalho e pelo atendimento que prestam, ajudando o Parlamento a cumprir suas funções em benefício da comunidade. Contarmos com o profissionalismo de todas, engrandece a história da Câmara e nos orgulha”, encerrou o socialista, solicitando, em reconhecimento e gratidão, uma salva de palmas a todas as mulheres.

08/03/2023 - 14:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo