Voltar para a tela anterior.

Rose quer fazer um mandato popular, coletivo e transparente

A nova integrante do Parlamento caxiense era primeira suplente do PT e assumiu a titularidade do cargo com a renúncia de Denise Pessôa/PT, que tomou posse como deputada federal


No primeiro discurso como titular, nesta quarta-feira (1º/02), a advogada e professora Roselaine Frigeri/PT disse chegar ao Parlamento caxiense com o coração aberto e disposta a construir um mandato popular, coletivo e transparente. Segundo ela, o trabalho se voltará à inclusão social e à qualidade de vida à população caxiense. Entre os temas a que dará ênfase, estão a luta pelas mulheres na busca por igualdade e a defesa dos direitos humanos, com ênfase ao respeito aos povos originários.

Emocionada, disse sentir orgulho em dar sequência ao trabalho que a vereadora Denise Pessôa/PT desenvolveu por 14 anos na Casa e desejou a ela um grande mandato no Congresso Nacional. A ex-presidente do Parlamento caxiense foi eleita deputada federal e renunciou para assumir a vaga em Brasília, abrindo espaço para Roselaine tomar posse na Câmara Municipal.

A nova titular do Legislativo caxiense afirmou ser uma honra representar seu partido e compor a Bancada Feminina, lutando por mais espaço às mulheres, principalmente na política. “Trago comigo as dores, as alegrias e a descoberta do desbravamento desse caminho que trilho há muito tempo em diversos espaços”, declarou, em recordação às atividades que desempenhou até hoje seja na esfera pública ou privada, marcando presença feminina na sociedade.

Como suplente, por exemplo, Rose já assumiu por cinco vezes no Legislativo. A decisão de concorrer veio tarde, mas no momento oportuno, avalia, recordando que a campanha eleitoral de 2020 aconteceu de forma atípica e com dificuldades, num período em que o mundo vivia a fase forte da pandemia do coronavírus.

Rose especificou um pouco de sua plataforma de atuação. Ao constatar a dificuldade de as mulheres participarem politicamente, agradeceu às pessoas que lhe acompanharam para chegar à vereança e têm lhe ajudado a construir um mandato de forma participativa. Nesse sentido, no que se refere ao trabalho no âmbito público, a petista espera ouvir mais que falar, contribuindo para o avanço da comunidade. Almeja auxiliar para restabelecer a confiança na esfera pública e vencer o desalento.

Na sua ótica, é preciso colaborar com o Executivo para a melhoria da vida dos caxienses. Por outro lado, cobrará políticas públicas efetivas nas mais diversas áreas, como educação, saúde, agricultura, transportes, limpeza urbana e valorização do servidor público. No contexto dos grupos parlamentares, adiantou que integrará as comissões de Ética, Agricultura e Direitos Humanos, e deverá presidir essa última.

Ao mencionar os direitos de mulheres e homens, se colocou como defensora dos povos originários da cidade e região, para evitar o que os indígenas yanomamis estão passando em Roraima, com mortes decorrentes da desnutrição e de doenças e sendo impedidos de viverem sua cultura devido à invasão de grileiros e garimpeiros ilegais. “Eles vêm sofrendo baixa oferta de saúde e alimentação. A desnutrição atinge mais de 50% das crianças e mais de 100 morreram de fome. Quero reverenciar a memória de todas essas pessoas, em especial, das crianças vítimas de uma crueldade inenarrável. Minha solidariedade aos povos originários de todo o pais, tão explorados e sofridos em toda história. Conclamo a sociedade, pois todos estamos sendo atingidos. Não adianta pensarmos que é um problema de Roraima, lá longe, pois a cidadania é planetária”, discorreu a petista, prometendo lutar pela diversidade e pela maioria menorizada.

Em aparte, o vereador Lucas Caregnato/PT desejou bom retorno à colega de sigla e a saudou por lembrar os indígenas, considerando que a sociedade tem muito a aprender com eles. O parlamentar aproveitou para questionar a manifestação do prefeito Adiló Didomenico/PSDB na abertura do ano legislativo. Caregnato esperava outros anúncios do chefe do Executivo e não críticas à postura da oposição no final do ano passado, quando se colocou contrária ao projeto de reforma da previdência municipal.

01/02/2023 - 12:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo