Voltar para a tela anterior.

Roselaine Frigeri e Ricardo Zanchin assumem como titulares

Primeiros suplentes em suas siglas, os dois foram empossados nesta quarta-feira (1º/02) em razão da renúncia solicitada por Denise Pessôa e Maurício Marcon, que foram eleitos deputados federais


A professora e advogada Roselaine Frigeri/PT e o economista e professor Ricardo Zanchin/NOVO assumiram, nesta quarta-feira (1º/02), a titularidade das vagas parlamentares na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Como primeiros suplentes em suas siglas, os dois foram empossados nesta quarta-feira (1/02) pelo presidente Zé Dambros/PSB em razão da renúncia solicitada por Denise Pessôa/PT e Maurício Marcon/PODEMOS, que tomarão posse como deputados federais também nesta quarta.

Antes de oficializar a posse de Rose Frigeri, como é conhecida, e de Zanchin, o presidente Dambrós/PSB pediu ao 1º secretário da Mesa Diretora, legislador Adriano Bressan/PTB, para ler os ofícios que os então vereadores Denise e Marcon (que era do NOVO quando foi eleito vereador em 2020 e depois mudou para o PODEMOS) protocolaram, solicitando a renúncia a contar de 31 de janeiro de 2023.

Durante as pequenas comunicações, espaço da sessão ordinária em que podem ser apresentados votos de congratulações, parlamentares cumprimentaram os novos colegas, desejando boas-vindas e sucesso no mandato. O Legislativo caxiense possui 23 vereadores, sendo cinco mulheres e 18 homens. Confira AQUI a foto da nova composição.

 

Conheça um pouco da trajetória dos novos legisladores:

Ricardo Zanchin

- Com 1.603 votos nas eleições de 2020, alcançou a primeira suplência do NOVO, chegando a assumir temporariamente em 2022.

- Caxiense, nascido em 4 de novembro de 1967, é casado com Singlair Macedo Zanchin, pai de Marcel (23 anos) e filho de Valério Zanchin e Sônia Noemi Zanchin (in memorian).

- Há 25 anos, atua como economista e professor do curso de Economia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem graduação em Economia pela UCS, com especialização em Finanças Empresariais (UCS) e mestrado em Administração (UFRGS).

- Zanchin pretende consolidar os ideais do NOVO, tais como: lei da liberdade econômica, atração de novos investimentos para a cidade, continuidade da desburocratização para o empreendedorismo.

- Faz 29 anos que também trabalha como consultor econômico e financeiro de empresas. É palestrante de educação financeira pessoal e instrutor de cursos de economia e finanças.

 

Roselaine Frigeri

- Nasceu em Caxias do Sul, em 13 de abril de 1963. É filha de Erica Therezinha e  Antônio Olivo Frigeri; irmã de Airton Joel e Rosane; e mãe de Vitório Augusto Frigeri Marchioro. Formada em Direito e História, tem especialização em sociologia e mestrado em História. Desde 2006, é professora de História e Geografia na rede municipal. Também advoga e presta assessoria jurídica em escritório próprio.

- Em sua trajetória, Rose passou pela Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), na gestão de 2017 a 2020. De 1986 a 1990, foi docente de Direito e História, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

- De 1988 a 1992, coordenou a bancada do Partido dos Trabalhadores, na primeira eleição de Pepe Vargas/PT (hoje, deputado estadual) como vereador em Caxias do Sul. Atuou, também, como chefe de gabinete do deputado estadual Pepe. De 1997 a 2004, foi assessora da então Secretaria-Geral da Prefeitura, assessora jurídica da Secretaria Municipal da Habitação e assessora de Relações Internacionais, Institucionais e Federativas, também da Prefeitura caxiense.

- Nas eleições de 2020, concorreu ao Legislativo pela primeira vez, alcançando 1.554 votos que a credenciaram como 1ª suplente do PT, na XVIII Legislatura da Câmara caxiense (2021-2024), assumindo o posto por alguns momentos e reforçando sua militância em prol das mulheres, pela educação, pela inclusão, pela cultura e pelos direitos humanos. Neste 1º de fevereiro de 2023, tomou posse como titular do cargo.

01/02/2023 - 09:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo