Voltar para a tela anterior.

Associação Cultural Fare Amicci poderá se tornar de utilidade pública

Projeto de lei foi protocolado pelo vereador Rafael Bueno nesta quarta-feira (30/11)


Por iniciativa do vereador Rafael Bueno/PDT, a Associação Cultural Fare Amicci, de Caxias do Sul, poderá se tornar entidade de utilidade pública. O protocolo do projeto de lei foi feito na manhã desta quarta-feira (30/11) no Legislativo caxiense. Acompanharam a iniciativa Andreize Scopel, Tereza Andreola e o garoto Heitor Andreola, todos integrantes do grupo. "É muito importante valorizar a tradição, a arte e a dança, por meio de iniciativas como este projeto, que incentivará ainda mais os participantes e a comunidade, que pode acompanhar um grupo dessa grandeza", elencou o vereador Bueno.

O grupo nasceu da necessidade de oferecer às crianças, jovens e adultos agricultores da comunidade de Santa Bárbara (onde mora a assessora de Bueno, Andreia Bertin), em Ana Rech, e arredores a oportunidade de acesso à expressão artística por meio das danças folclóricas italianas, sempre visando a resgatar a cultura dos antepassados. Criado em 2001, o Grupo Fare Amicci desde então realiza pesquisas nas danças, trajes e músicas folclóricas italianas, e vem se apresentando em eventos e festas levando a dança e a cultura italiana na cidade de Caxias do Sul, e em outros municípios.

"O grupo procura resgatar as crianças e jovens para que eles possam se envolver com a cultura e seguir o exemplo dos mais velhos, assim se tornando pessoas com grandes potenciais primando a honestidade, dando valor à cultura dos antepassados", diz trecho do projeto de lei.

O Circuito de Danças Folclóricas Fare Amicci tem 40 componentes, dos sete aos 70 anos. Dentre as atividades, constam apresentações na Festa Nacional da Uva, Encanto de Natal de Ana Rech, Festa da Colheita, Festa do Agricultor de Fazenda Souza, Festiqueijo de Carlos Barbosa e Festival Internacional de Nova Petrópolis, entre outros.
 

30/11/2022 - 15:08
Gabinete Vereador Rafael Bueno/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo