Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de congresso nacional sobre saúde coletiva

Evento tem como tema "Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social"


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT, está participando do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2022), em Salvador, na Bahia. O congresso, que se iniciou no último final de semana acaba nesta quinta-feira (24/11), tem como tema central a articulação, integração, defesa de direitos e da democracia, traduzidos no tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social. O parlamentar, que preside a Comissão de Saúde e representa o Legislativo caxiense no evento, participou de diversos painéis e debates e conversou com autoridades no assunto.

Rafael Bueno trocou ideias com a presidente da Abrasco, Rosana Onocko, médica, professora da Unicamp e especialista em saúde coletiva. O parlamentar comentou sobre a situação da saúde em Caxias do Sul, principalmente a mental  onde, por exemplo, mais de 4 mil pessoas esperam consultas com psiquiatras e psicólogos pelo SUS. Dela, ouviu sobre a importância de se tratar o tema com profundidade.

“Nunca como nestes anos pandêmicos, os sanitaristas pudemos nos orgulhar tanto de quem somos e do que escolhemos. Nós sabemos e lutamos pela defesa da vida coletiva, porque sabemos que o planeta é um só e não haverá saída local nem individual, senão – e somente – coletiva”, disse Rosana, que foi convidada pelo vereador a conhecer a realidade de Caxias do Sul.

Direto à saúde mental - Bueno comentou que o direito à saúde deve ser transformado como prática real na vida das pessoas desde muito cedo. Nas intervenções que realizou, também falou sobre a criação, no Legislativo caxiense, da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental.

"É preciso aumentar o financiamento em saúde, principalmente na atenção primária, atendendo as pessoas na base e valorizando os profissionais", enfatizou Bueno, destacando que, além da promoção da saúde, deve haver vigilância e fortalecimento da base, utilizando tecnologia para minimizar a mortalidade infantil, por exemplo.

Para o pedetista, os desafios futuros serão fundamentais.

"Temos e teremos questões importantes a tratar. Neste momento pós-pandêmico, precisamos enfrentar novos desafios para a saúde mental, articulando ações conjuntas”, afirma Rafael Bueno, que pretende repassar os conhecimentos aos colegas vereadores, principalmente na Comissão de Saúde e nas Frentes Parlamentares que participa e que de alguma forma tratam do tema.

Presença caxiense - Dois importantes painéis tiveram a apresentação de profissionais de Caxias do Sul. Um deles tratou da Tendência da mortalidade materna no município, de 2000 a 2021. A “morte materna” é definida como ocorrida na gestação ou até 42 dias após, independentemente da duração ou localização, excluindo-se causas acidentais e incidentais. O estudo identificou 47 óbitos e teve como autores Dino De Lorenzi, professor da UCS e diretor de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e Maiton Bernardelli, professor da FSG.

No outro trabalho estiveram envolvidos Dino e Bernardelli, além de Liengred Cardoso, da FSG, e Silvana Vargas, da SMS. Foi apresentado um estudo minucioso sobre a mortalidade por suicídio em moradores de Caxias do Sul por meio do índice de Anos Potenciais (APVP) Produtivos (APrVP) de Vida Perdidos. Entre as considerações finais, apontou-se que o suicídio atinge especialmente homens e população jovem. Ainda que esforços tenham sido investidos na Política de Atenção à Saúde Mental desde a Reforma Psiquiátrica, ações efetivas na prevenção ao suicídio encontram pouca visibilidade no cotidiano dos homens, que tendem a protelar suas angústias e evitar o acesso aos serviços de saúde mental.

Transição e direitos humanos - Rafael Bueno conversou com o ex-ministro da Saúde e médico Alexandre Padilha, que também está no núcleo da pasta na transição de governo. O parlamentar trocou ideias principalmente sobre os investimentos necessários na saúde para minimizar os graves efeitos pós-pandemia e investimentos importantes como nas vacinas.

Especialista em Direitos Humanos pela PUC-RS, Bueno também participou do painel sobre o Desmonte das Políticas Públicas e a Violação dos Direitos Humanos.

"Foi uma grande honra representar a Câmara Municipal de Caxias do Sul no maior congresso sobre saúde do país, com representantes e pesquisadores de diversas frentes que lutam por um SUS fortalecido e de qualidade, que atenda a pessoas com vulnerabilidade, principalmente as minorias e as invisíveis na sociedade. Por isso, temos uma expectativa da retomada da atenção básica no governo Lula", finalizou Bueno.

24/11/2022 - 15:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo