Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul recebe festa em homenagem aos seus 121 anos

Aniversário foi comemorado em sessão solene, na Câmara Municipal


O aniversário de 121 anos da emancipação política e administrativa de Caxias do Sul foi comemorado em sessão solene, na noite desta quarta-feira (15/06), no plenário da Câmara Municipal. No evento, em que estiveram presentes autoridades e membros da comunidade, houve a exibição de vídeo, com imagens do município, desde a construção das primeiras casas até os dias de hoje. Sob a narração do vereador e radialista Alaor de Oliveira/PMDB, os convidados puderam fazer uma viagem ao passado e à saga dos caxienses, na luta pelo sustento e pelo desenvolvimento. O representante do Legislativo lembrou que Caxias cresceu a partir do trabalho duro de seu povo, sendo capaz de abrigar muitas cores e crenças.

O deputado estadual Alceu Barbosa Velho, representando a Assembleia Legislativa, enfatizou a persistência dos moradores. O que dá a dimensão de Caxias é o povo local, declarou.

Pela Câmara Federal, o deputado federal e ex-prefeito Pepe Vargas falou do reconhecimento do município a níveis nacional e internacional, em virtude da sua produção metalúrgica e agrícola. Segundo Pepe, a Semana de Caxias homenageia o povo daqui, que transformou a cidade no que ela é hoje.

O prefeito municipal, José Ivo Sartori, se manifestou retratando as belezas da história de Caxias e a fé de uma comunidade que cresceu por meio da luta, da ajuda mútua e do trabalho.

Apresentaram-se, no evento, o coro da Universidade de Caxias do Sul, regido pelo maestro Renato Fellipini, e a Banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea.

Após a sessão, os convidados cantaram parabéns à Caxias do Sul e cortaram um bolo, simbolizando o aniversário.

A data oficial da emancipação política e administrativa do município é 20 de junho de 1890, quando Caxias se desligou de São Sebastião do Caí. A partir de dezembro de 1965, passou a ser prevista a realização da Semana de Caxias. Em março de 2006, por iniciativa do vereador Elói Frizzo/PSB, foi sancionado o projeto de lei que alterou a legislação anterior, com a troca de data de comemoração. Anteriormente, a celebração contemplava o 1º de junho de 1910, que marcou a inauguração da Estrada de Ferro, ligando a cidade a Porto Alegre. A semana de Caxias ocorre de 14 a 20 de junho.

15/06/2011 - 21:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo