Voltar para a tela anterior.

Asfalto, coleta de lixo e ambulância estão entre os pedidos dos moradores do interior

Eles foram ouvidos pelos parlamentares nesta quinta-feira (06/10), em Fazenda Souza


Quem reside na zona rural precisa, entre outras demandas, de asfaltamento em algumas estradas, ambulância para atender aos distritos e coleta do lixo em pontos onde os resíduos transbordam das lixeiras coletivas. Esse rápido raio-x de necessidades foi apresentado aos vereadores, nesta quinta-feira (06/10), durante a 7ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2022, que ocorreu no Salão Paroquial de Fazenda Souza. Outras demandas, como melhorias nos horários do transporte coletivo e sinal de telefonia celular, também foram apresentadas ao longo da iniciativa, conduzida pela presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT.

Asfaltamento da estrada do Carapiaí listou entre as reivindicações anotadas por Gilberto Dorigatti. "Essa é uma estrada que saturou. Teve a promessa da prefeitura que faria o projeto do asfalto e até agora temos o silêncio. A gente desanima, mas temos que fazer a nossa parte". Marta de Almeida Gomes reclamou da falta de transporte coletivo para a região nos domingos e feriados. "Cada dia o transporte regride ao invés de progredir. É uma vergonha não ter ônibus domingo e feriado. Isso não está certo", protestou. Kátia Cristina Boff também cobrou melhorias na iluminação pública e no sinal de telefonia na localidade. "Minha sugestão é em relação à iluminação e a estrada de ligação com a Rota do Sol que está bem complicada. À noite está perigoso", revelou. Ao todo, esta edição do Câmara Vai aos Bairros recebeu 20 formulários com diversas demandas que serão encaminhadas ao Executivo.

Além da presidenta Denise, estiveram neste encontro com a população do interior os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Estela Balardin/PT, Elizandro Fiuza/REPUBLICANOS, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Marisol Santos/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambros/PSB. Representantes da região e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB) Valdir Walter também estiveram no evento.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a UAB. Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A próxima edição está marcada para o dia 17 de novembro na Casa da Cultura às 19h. A primeira reunião deste ano foi em 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. O terceiro encontro envolveu os moradores do Desvio Rizzo e proximidades, em 30 de junho. Já o Cruzeiro foi palco da 4ª edição, em 28 de julho, e o Reolon da 5ª edição, em 11 de agosto. A 6ª edição, no Santa Fé, foi em 25 de agosto. Após esta atual 7ª edição, em Fazenda Souza, as próximas acontecem em: 17/11 (Centro) e 1º/12 (UAB). Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural. Além da presidenta Denise, fazem parte da Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).  

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

07/10/2022 - 09:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo