Voltar para a tela anterior.

Painel sobre envelhecimento saudável a partir do convívio social é destaque da programação da Semana do Idoso

Atividades especiais ocorrem até sexta-feira (30/09)


O terceiro dia de atividades da Semana do Idoso foi marcado pelo bate-papo que abordou o convívio social da pessoa idosa como remédio para o envelhecimento. O painel, promovido pela Comissão do Idoso (CI) da Câmara Municipal, reuniu a psicóloga Marisa Perini e as vereadoras Tatiane Frizzo/PSDB, presidente da CI, e Gladis Frizzo/MDB.

O encontro abordou os cenários de confronto que o idoso enfrenta ao longo do envelhecimento e como isso pode ocasionar doenças psicológicas. Segundo as parlamentares presentes, o entendimento de se manter ativo na melhor idade pode compreender em um envelhecimento mais saudável. “O convívio social e as atividades físicas e de interação ajudam a prolongar a longevidade dos idosos. Esse público hoje em dia é diferente dos idosos de anos atrás. Atualmente vemos que eles querem estar mais inseridos nas atividades da sociedade sem tanta distinção. Temos que saber ajudar a promover essa sociabilidade”, destacou Gladis.

Outro destaque do bate-papo foi levantado pela psicóloga Marisa, que ressaltou a participação da família no processo de envelhecimento, além do entendimento na adaptação dos idosos em novas atividades. “Por muitas vezes, o idoso vai ter que buscar substituir os papeis que não podem mais desempenhar. Isso é normal, essa adaptação com novas atividades representa o fato de se manter ativo no dia-a-dia. Isso afasta algumas doenças psicológicas, por exemplo”, disse.

A partir do slogan “Cuidar de quem cuidou de você”, a Semana do Idoso 2022 está sendo promovida pela CI com painéis interativos, realizados entre os dias 26 e 30 de setembro. A programação é prevista na lei municipal 2.511, de 2 de outubro de 1979.

Além da vereadora-presidente Tatiane Frizzo/PSDB, a Comissão do Idoso ainda conta com os vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo De Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB e Rafael Bueno/PDT na sua composição.

As atividades especiais da Semana do Idoso estão sendo transmitidas diariamente pelo canal da Câmara no Youtube, além de compor a programação da TV Câmara (Canal 16/NET).

Nesta quinta-feira (29), ocorre o penúltimo bate-papo alusivo ao tema. Na ocasião, o painel “Conscientização e lazer para a terceira idade” reunirá a advogada Elisabeth Padilha e os vereadores Tatiane Frizzo e Gilfredo De Camillis.

 

Confira a programação completa da Semana do Idoso do Legislativo:

26/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso, com Gilson Almeida.

27/09 – 13h30

Local: Estúdio TV Câmara

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: A história do Lar da Velhice São Francisco de Assis, com Oidi Luiz Galeti e vereador Rafael Bueno.

28/09 – 13h30

Local: Estúdio TV Câmara

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Convívio social como melhor remédio, com Marisa Perini e vereadora Gladis Frizzo.

29/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Conscientização e lazer para a terceira idade, com Elisabeth Padilha e vereador Gilfredo De Camillis.

30/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Idosos - retomada da vida pós-isolamento social, com Franciele Legnaghi e vereador Elisandro Fiuza.

28/09/2022 - 17:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo