Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal comemora os 60 anos da Escola Municipal Marianinha Queiroz

O educandário, localizado no bairro São Cristóvão, completou seis décadas em 2021


Os 60 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marianinha Queiroz foram celebrados durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17/08), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A instituição, localizada no bairro São Cristóvão, completou seis décadas em 2021, entretanto, devido à pandemia da covid-19, a data não foi ser celebrada. A cerimônia desta quarta ocorreu no plenário do Legislativo e contou com a presença de professores, alunos, membro do Conselho de Pais e Mestres, da diretora Arlete Pasquali, das vice-diretoras Rita de Cássia de Souza Bueno (manhã) e Luciara Brombatti dos Santos Moraes (tarde) e do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

O vereador Wagner Petrini/PSB, propositor da homenagem e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer, ressaltou a história da escola. A instituição foi fundada em 1961 com o nome de Escola Municipal Constituição, funcionando em uma casa de madeira que abrigava apenas uma sala e uma turma seriada. Na década de sessenta foi construída uma estrutura maior de alvenaria e a intuição passou a se chamar Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professora Marianinha Queiroz em homenagem à professora Maria Anna Rath de Queiroz.

O parlamentar enfatizou que, atualmente, a estrutura é de qualidade e abriga todas as necessidades dos estudantes, incluindo espaços para atender também os alunos com algum tipo de deficiência. “As escolas são os motores da sociedade e a Marianinha Queiroz é um espaço que contribui para a evolução dos alunos”, enfatizou o legislador.

A diretora da instituição agradeceu ao parlamentar e aos poderes Legislativo e Executivo, e reforçou a força da educação e do ensino de qualidade. “Estamos apostando que os estudantes vão fazer toda a diferença no futuro. Por isso, investimos na educação para eles, alunos, enfrentarem os desafios que virão”, afirmou a professora.

Arlete destacou a importância da família na formação escolar e apresentou um vídeo da aluna Luiza Bonfante de Oliveira, que está no quinto ano. Na manifestação, a estudante fortaleceu o discurso da diretora, e ressaltou que sua mãe também estudou no colégio. 

O prefeito lembrou de sua trajetória escolar, em Santa Catarina, em uma sala com 38 alunos de diversas séries. Frisou que Caxias é uma das únicas cidades, em todo o Brasil, que investe em educação para autistas e crianças superdotadas. Essa característica, de acordo com ele, mostra a eficiência do ensino caxiense.   

O requerimento que propôs a honraria foi aprovado no dia 14 de junho, por unanimidade dos parlamentares, e informa que a instituição conta, atualmente, com 24 turmas desde o Pré I até o 9º ano do Ensino Fundamental. AO todo, são 618 alunos.

Conforme o texto, a escola procura efetivar a construção do conhecimento sempre respeitando a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e demais normas educacionais do Sistema Municipal de Ensino. No documento, ainda são ressaltados os princípios do espaço de ensino e a busca ativa do local pela inclusão da comunidade no compromisso de educar.

17/08/2022 - 11:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo