Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno revela números assustadores na saúde de Caxias do Sul

Dados atualizados apontam que 40.602 pessoas aguardando consultas, 26.285 esperam exames e 9.931 estão na fila por cirurgias


Na audiência pública realizada nesta quarta-feira (29/06) no Legislativo caxiense foram revelados dados caóticos sobre a saúde pública no município. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), vereador Rafael Bueno comentou que 40.602 pessoas estão aguardando consultas, 26.285 esperando exames e 9.931 estão na fila por cirurgias. São números que o parlamentar considera caóticos, porque vêm aumentando gradativamente e vai acabar causando colapso no sistema de saúde. Bueno também ressaltou que estão faltando 45 tipos de medicamentos na rede pública em virtude do mercado nacional, faltam 17 médicos e se pode perder ainda 13 profissionais, o que agravaria a situação.

"Precisamos buscar um pacto regional, liderado por Caxias do Sul. Não existe outra maneira. Estamos pagando uma conta muito alta para atender a toda a região, o que ocorreu durante a pandemia e vem acontecendo agora", comentou Bueno.

Para exemplificar a situação grave dos números, o parlamentar ressaltou que, em se tratando de consultas com oftalmologista, por exemplo, são 3.223 pessoas à espera, fisioterapia (2.199), gastro (1.997) e otorrino (2.978). Sobre exames, na colonoscopia são 2.971 à espera, cintilografia (2.800) e ressonância (4.034).

Nas cirurgias eletivas autorizadas e não realizadas, 762 pessoas aguardam cardiologia, 460 ginecologia e 2.130 traumatologia. Nesses procedimentos, 2.036 são para moradores de fora de Caxias do Sul. 

"São números assustadores porque é o dia a dia da população, e não há não estrutura hospitalar para atender essa população, mesmo que sejam logo abertos os 118 da ampliação do Hospital Geral", destacou Bueno.

Boas notícias - Apesar desses números, Rafael Bueno ressaltou o esforço da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e equipe em amenizar a situação e compartilha informações importantes.

"No próximo trimestre, serão ampliadas as cirurgias, com parceria com o Hospital do Círculo, e até o final do ano teremos o agendamento online de consultas em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Além disso, no próximo trimestre governo do Estado vai honrar dívidas com o Município". afirmou o pedetista.

*TEXTO: Daniel Corrêa

30/06/2022 - 15:19
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo