Voltar para a tela anterior.

Bueno destaca trajetória em defesa da comunidade surda

O parlamentar lembrou de projetos e iniciativas, feitas por ele, que enaltecem as pessoas com a deficiência


Com a presença de professoras, diretoras, cuidadores e alunos surdos, o vereador Rafael Bueno/PDT destacou sua história em defesa da inclusão. O parlamentar recordou de projetos e iniciativas de sua autoria que valorizam e amparam as pessoas com essa deficiência.

O legislador destacou que, enquanto presidente de bairro, fez um projeto de pesquisa na Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller que buscava falar sobre acessibilidade em escolas que recebem alunos com deficiência. Ressaltou a criação da Semana Municipal de Libras, em 2013, e do projeto “Legendas para quem não ouve, mas se emociona”, em 2015. Já, em 2016, o vereador propôs a homenagem aos 15 anos da Escola Helen Keller; em 2017, protocolou um projeto que visa instituir em Caxias do Sul a Central de Intérpretes; e, em 2018, viabilizou o Título de Cidadã Emérita para Carilissa Dall’Alba, que é surda.

Com isso, Bueno informou que foi contatado para a criação de um novo espaço de ensino à comunidade com deficiência. Informou que a iniciativa seria custeada pelo Ministério da Educação, pois já ocorre em outros Estados, e comunicou que a nova escola seria toda informatizada. Quanto à capacitação dos professores, ficaria por parte dos profissionais do Instituto Federal e haveria biblioteca especial para surdos.

Por fim, o legislador confirmou que a prefeitura disponibilizou um terreno do município para a construção desse espaço de ensino. “É um momento muito feliz para mim porque eu subo nesta tribuna sabendo que é só o começo de uma luta”, afirmou o vereador, emocionado. 

18/05/2022 - 12:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo