Voltar para a tela anterior.

Comissão debate condições da saúde pública em Caxias do Sul

Encontro reuniu autoridades regionais da área da saúde e expôs dificuldades enfrentadas pelo sistema público


Na tarde desta quarta-feira (11/05), ocorreu na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi, uma reunião pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT. O objetivo foi tratar e expor as dificuldades que o município apresenta no atendimento da saúde pública à comunidade. O encontro contou com a presença de autoridades da área, como a secretária da saúde, Daniele Meneguzzi, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Cláudia Daniel, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, representantes do Sindicato Médico de Caxias do Sul e agentes de saúde.

A reunião trouxe em debate tópicos como o agendamento de consultas, falta de médicos, filas de espera e terceirização, além do aumento de demanda que o município constata. “A gente observa hoje as consequências do caos dentro da área da saúde, onde várias categorias ficaram reféns de um processo que demorará para cicatrizar. Os médicos sofreram um processo de marginalização e quem paga por isso é o cidadão”, destacou Bueno sobre o atual cenário da saúde pública na região.

Com destaque às preocupações que o sistema de saúde apresenta, a presidente do Sindiserv comentou sobre a pauta das terceirizações na área. “Isso representa, no universo da saúde pública no Brasil, uma alternativa que viu secretarias se transformando em carimbadores de papéis, sem controle público. É um serviço sem vínculo com as pessoas e seus trabalhadores. Vemos diversos escândalos referente a essa prática. O governo federal, a partir do momento em que definiu o teto de gastos, tem diminuído sua participação com fornecimento de recursos na saúde e quem paga é o trabalhador. Temos que cobrar essa mudança de cenário”, expressou Silvana Piroli.

A secretária da saúde, Daniele Meneguzzi, anunciou medidas alusivas ao problema de agendamento de consultas. “Vamos fazer um teste piloto em duas UBSs com agendamento online de consultas, visando minimizar a demora. É uma forma de ofertar alguma facilidade às pessoas”, ressaltou a titular que ainda comentou sobre os problemas de serviço. “Caxias é referência para 48 cidades da região e essa demanda é muito volumosa. Ficamos dois anos focados nos atendimentos de Covid e nos orgulha poder dizer que nenhum caxiense faleceu por não ter tido acesso aos serviços de saúde. Há um estudo em andamento para refazer as contas da área, repondo os funcionários que faltam. O executivo está em cima disso” comentou.

No debate ainda houve o pronunciamento do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, que abordou sobre a realidade da saúde municipal. “As pessoas estão morrendo na fila das nossas UPAs. Os pacientes esperam até 20 dias para ser transportado para leitos hospitalares na nossa cidade, e isso ultrapassa qualquer questão de atenção básica”, ponderou.

Além de Rafael Bueno/PDT, integram a CSMA os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB, Zé Dambrós/PSB e Renato Oliveira/PCdoB, que desabafou sobre o panorama acerca da saúde pública. “As estruturas são precárias e falta o básico. Não tem curativo nas UBSs e nem profisisonais. A população faz um forte apelo quando cobra isso. O inverno está chegando e, pelo o que vimos, a situação é cada vez pior”, concluiu.

11/05/2022 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo