Voltar para a tela anterior.

Câmara lança Projeto “A Casa é Sua” com estudantes universitários

Professor de Direito da FSG, Fábio Hanauer Balbinot, destacou que a visita é uma oportunidade de mostrar como funciona por dentro o Legislativo caxiense


A manhã desta quinta-feira, 05, iniciou mais cedo a agitada no Parlamento caxiense. Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) estiveram na Câmara onde participaram da primeira edição do projeto  “A Casa é Sua”. Durante cerca de uma hora, os estudantes puderam conversar com quem trabalha nos diferentes setores, ouvir a equipe de funcionários e aprender sobre os acervos de legislação, documentos e atividades desenvolvidas nas diferentes áreas no Parlamento. Além disso, os estudantes estiveram no plenário da Casa, onde acompanharam parte da Sessão Ordinária de hoje. 

A Presidenta da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Denise Pessôa/PT recepcionou os estudantes ao lado da Vereadora Marisol Santos/PSDB. Durante sua fala na Sessão, a líder do Parlamento apresentou o projeto e falou aos estudantes sobre o funcionamento do Legislativo caxiense. "A Câmara de Vereadores reflete bastante a diversidade de pensamento. Temos pensamentos antagônicos e parecidos. Procuramos sempre construir o melhor pra cidade sempre com diálogo", destacou. O professor de Direito da FSG, Fábio Hanauer Balbinot, destacou que a visita é uma oportunidade de mostrar como funciona por dentro o Legislativo caxiense. "Estudamos durante a faculdade a consequência do processo legislativo. Agora, como isso opera, é uma oportunidade única que vai materializar à eles o aprendizado que tem", disse. Já a estudante Maria Eduarda Guerra destacou que esteve na Câmara pela primeira vez nesta manhã. "Acredito que este projeto acolhe as pessoas e nós estudantes. Vejo que a gente se distancia disso e não tem esse contato. Muitas vezes se deixa levar por falas populares e vindo aqui muda-se a nossa ideia", afirmou.  Por fim, o servidor documentalista do Centro de Memória de Câmara, Eduardo Ziegler Rei, que acompanhou a visita, afirmou que a iniciativa é retomar o contato pessoal com a cidade. "O exercício de receber as pessoas é um privilégio. Estávamos sozinhos e isolados dentro da Câmara. É simbólico ter o retorno do cidadão à sua casa".

Após dois anos de pandemia da covid-19, o agendamento de visitas ao Legislativo foi retomado. Individualmente ou em grupos de escolas, de trabalhadores, de órgãos públicos, de entidades e de empresas, o público poderá marcar uma data para conhecer o Parlamento e receber informações detalhadas a respeito do trabalho parlamentar. A sugestão é de que as visitas aconteçam nas terças, quartas e quintas-feiras, durante a manhã, para que os grupos possam também assistir às sessões ordinárias. Na parte da tarde, os visitantes poderão acompanhar reuniões e audiências públicas que vierem a acontecer. Para agendar as visitas, é só entrar em contato com a área de Relações Públicas do Parlamento, pelo fone (54) 3066.3872 ou pelo email: rp@camaracaxias.rs.gov.br.

05/05/2022 - 11:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo