Voltar para a tela anterior.

Situação dos serviços públicos de saúde volta a ser debatida pelos vereadores

Os impactos do aumento de casos da covid-19 e os cuidados básicos que a população deve ter foram discutidos na sessão representativa desta terça-feira


Os impactos do recente aumento de casos da covid-19 nos serviços públicos de saúde do município voltaram a ser debatidos no plenário da Câmara Municipal, na sessão representativa desta terça-feira (18/01). A condução da plenária de hoje coube à primeira vice-presidente, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, em função do afastamento da presidenta Denise Pessôa/PT, que positivou para o coronavírus na última quinta-feira. Tatiane foi a quarta mulher a presidir uma sessão inteira, em 129 anos do Legislativo caxiense.

O parlamentar Juliano Valim/PSD relatou que procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte no último domingo, após ter sintomas da covid-19. De acordo com Valim, houve demora no atendimento, filas e poucos profissionais trabalhando. “Eram três médicos atendendo 30 pessoas, mais a pressão das pessoas lá fora para serem atendidas”, frisou. Valim testou positivo para o coronavírus e participou da sessão de forma remota.

Zé Dambrós/PSB informou que realizou a dose de reforço da imunização contra a covid-19. O socialista utilizou a palavra para reconhecer o trabalho realizado até o momento pelos servidores da Saúde. Frisou também da importância dos mutirões de vacinação que estão acontecendo em diversas regiões da cidade.

O vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, que também contraiu covid-19, e participou da plenária por videoconferência, utilizou o pequeno expediente para enfatizar a necessidade de conscientização da população quanto aos cuidados básicos para enfrentamento da pandemia. Segundo ele, apesar de amenizada com o avanço da vacinação, ainda é uma realidade. Para Fiuza, esses cuidados, aliados aos esforços do poder público, são fundamentais para superar o momento.

Educação

Da tribuna, o petista Lucas Caregnato externou sua preocupação com adequações no acolhimento de alunos que algumas instituições de ensino municipais poderão sofrer, em função de reformas estruturais. “Na Escola João De Zorzi, um turno irá para a Escola Desvio Rizzo, e um turno para a Escola Evaristo de Antoni”, salientou. Na ótica de Lucas, há uma falta de planejamento e investimento, que poderá afetar o deslocamento de estudantes até as escolas.

Câncer de pele

O vereador Velocino Uez/PTB informou que irá protocolar novamente um projeto, de 2018, que tem o objetivo de estabelecer ações permanentes de conscientização ao câncer de pele. Segundo o petebista, a medida tem incentivo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). “Tenho vários amigos, do interior, principalmente, que trabalham de sol a sol, expostos ao risco de câncer de pele. Quando não descoberto precocemente, pode ser tarde demais”, alertou Uez.

Votos de pesar

Ainda na manhã de hoje, os vereadores prestaram voto de pesar às famílias e amigos do menino Matteo Vergani Pescador; do morador de Fazenda Souza Marcos Mazzochi; e da advogada trabalhista Clenia Gajardo. Os três faleceram recentemente. Por outro lado, os legisladores também parabenizaram o parlamentar Lucas Caregnato/PT, pela passagem do seu aniversário, no dia de hoje.

Sessões representativas

Sessões como a de hoje acontecem no período do recesso parlamentar, uma vez por semana, às terças-feiras, com início às 8h30min, para deferir requerimentos, moções, votos e licenças. O próximo ano legislativo se iniciará no dia 1º de fevereiro (uma terça-feira), também às 8h30min, com a primeira sessão ordinária de 2022.

A plenária representativa conta com os representantes (cada bancada partidária indica um vereador), além dos membros da Mesa Diretora de 2022: Denise Pessôa/PT (presidenta), Tatiane Frizzo/PSDB (vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário). O parlamentar que não integra a Comissão Representativa pode participar das sessões, mas sem direito a voto. Ele só vota se estiver substituindo um colega titular da própria bancada.

18/01/2022 - 13:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo