Voltar para a tela anterior.

Falta de profissionais nas UBSs e UPAs gera debate em plenário

Na sessão representativa de hoje (11/01), os vereadores caxienses cobraram posição do Executivo também em relação a atrasos nos atendimentos em saúde, em meio à crise sanitária


Atrasos no atendimento e falta de profissionais nas unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto-atendimento (UPAs) foram alguns dos assuntos colocados em pauta pelos vereadores, na sessão representativa da manhã desta terça-feira (11/01). Em plenário, os parlamentares cobraram mais consistência no posicionamento do poder Executivo para sanar os problemas recentes na prestação do serviço de saúde. Também discutiram sobre possível implantação da Rádio Câmara, e subsídio de passagens para o transporte público.

Primeiro a se manifestar no pequeno expediente, o vereador Juliano Valim/PSD relatou que protocolou, na última quinta-feira (06/01), uma denúncia ao Ministério Público (MP-RS), após verificar aglomerações e demora no atendimento da população na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Valim cobra respostas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que deverá se posicionar em breve sobre o incidente.  Em aparte, o líder de governo na Câmara, Olmir Cadore/PSDB, repercutiu o anúncio da administração feito na tarde de ontem, em que foi informado o afastamento de 76 servidores da saúde, que positivaram para a covid-19, e, consequentemente, acabou limitando alguns serviços.

O vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS pontuou que o sistema público de saúde já sofria com a falta de profissionais antes do novo pico de contágios da covid-19, neste início de 2022. Especialistas da pediatria, clínico geral e ginecologia foram alguns exemplos citados pelo parlamentar, que demonstrou preocupação com as medidas que serão tomadas pela SMS para averiguar o agravamento de baixas no quadro de funcionários das unidades de atendimento.

Na mesma linha, Lucas Caregnato/PT salientou ser compreensível a situação de profissionais estarem afastados em detrimento de infecção pela covid-19, no entanto, defendeu que deve haver saídas e posicionamentos planejados pelo governo municipal, já que a pandemia do coronavírus é uma realidade há quase dois anos.

Rádio Câmara
    Sobre a Rádio Câmara, o vereador Maurício Marcon/PODEMOS reforçou sua contrariedade em relação à instalação, e disse haver outras prioridades para investimento de verbas públicas. Ainda na ótica de Marcon, faltam estudos que mostrem viabilidade para implantação do projeto, como um que indique a estimativa de alcance de ouvintes através da emissora.

O parlamentar Velocino Uez/PTB usou a palavra para evidenciar assuntos como a crise sanitária, comentada por colegas, e queimadas no Interior caxiense, além de frisar a importância da transparência e do combate a notícias falsas. De acordo com Uez, a possibilidade de implantação da Rádio Câmara e de um canal aberto para a emissora de TV do Legislativo pode permitir uma maior difusão de informação de qualidade à população da cidade e da área rural.

Transporte público
    Ainda no pequeno expediente, Zé Dambrós/PSB comemorou a possibilidade de destinação de aporte mensal da administração pública no valor de R$ 1 milhão para subsídio de passagens do transporte público a famílias em vulnerabilidade social. Por outro lado, cobrou respostas da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade/SMTTM e da Viação Santa Tereza (Visate), prestadora do serviço na cidade, quanto às notificações emitidas contra a empresa, referentes a atrasos das linhas de ônibus e redução de frota sem aviso prévio, por exemplo.

Visita
    No início da sessão, o 2º secretário da Mesa Diretora, vereador Clóvis de Oliveira/PTB, recepcionou a presença do parlamentar Villfred Jackson Richter, do Legislativo de Santana da Boa Vista, interior do Estado, que acompanhou a plenária da plateia. Os vereadores ainda prestaram condolências a dois óbitos recentes: do comerciante Ademilson Tedesco Machado, e de Fátima Bresolin, pessoa conhecida em bairros da Zona Norte de Caxias do Sul.

Sessões representativas
    Sessões como a de hoje acontecem no período do recesso parlamentar, uma vez por semana, às terças-feiras, com início às 8h30min, para deferir requerimentos, moções, votos e licenças. O próximo ano legislativo se iniciará no dia 1º de fevereiro (uma terça-feira), também às 8h30min, com a primeira sessão ordinária de 2022.

    A plenária representativa conta com os representantes (cada bancada partidária indica um vereador), além dos membros da Mesa Diretora de 2022: Denise Pessôa/PT (presidenta), Tatiane Frizzo/PSDB (vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário). O parlamentar que não integra a Comissão Representativa pode participar das sessões, mas sem direito a voto. Ele só vota se estiver substituindo um colega titular da própria bancada.

 

11/01/2022 - 14:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo