Voltar para a tela anterior.

 Vereador Juliano Valim fala sobre Estiagem na Região

O Interior de Caxias pede ajuda


O vereador Juliano Valim/PSD, na sessão desta terça-feira (04/01), explanou na tribuna sobre o problema da estiagem que a cidade e a Região estão passando. O parlamentar foi chamado pelos moradores, e visitou propriedades nas comunidades de São Valentim, Cerro da Glória, Santa Barbara de Ana Rech, Vila Seca, Galópolis, Parada Cristal e distrito de Pedras Brancas. Nestas localidades, Valim presenciou produções de tomate, batata, milho, uva e quiuí, completamente destruídos pela seca (estiagem).

Os agricultores alegam que fazem aproximadamente três anos que não recebem atenção do setor publico, que jamais viram uma seca como esta e que as estradas de acesso as propriedades rurais estão em condições precárias. Ainda segundo os moradores, falta patrolamento, cascalhamento, as pontes estão com risco de cair, o mato está tomando conta, falta alargamento das estradas e valetas.

O vereador se diz triste em visitar agricultores e ouvir estes relatos do descaso. Após as visitas o parlamentar entrou em contato com o Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, que se colocou a disposição a junto ao Prefeito Adiló, realizar medidas paliativas e emergenciais. Valim protocolou no dia 30/12 uma indicação solicitando ao Poder Executivo que decrete estado de emergência em decorrência da falta de água para a agricultura (consumo humano, animal e irrigação), em Caxias do Sul.

Valim cobra a desburocratização das secretarias e setores responsáveis, para que as demandas dos agricultores sejam atendidas em menos tempo. Segundo o vereador existem diversas alternativas e métodos para captar e depositar os recursos hídricos nas propriedade rurais, basta ter um planejamento, estratégia e atitude para ajudar estas famílias. Como exemplo temos as cisternas calçadão, cisternas de enxurrada e barragens subterrâneas. Tendo cuidado com a manutenção da qualidade da água armazenada, que é um recurso fundamental para a produção agrícola. Entendendo quais são os impactos que a seca pode ter na agricultura, consumo animal e humano, e conhecer as principais formas de minimizar seus danos.

O parlamentar ressalta: “ Sou parceiro nesta causa, mas tem que ser algo em conjunto, precisamos de menos discurso e mais prática. Na Secretaria da Agricultura, em alguns momentos houve falhas, em gestões passadas, na gestão Cassina, por exemplo, foram doadas aos agricultores, pela Prefeitura, 30 caixas d'água, número este insuficiente para atender todas as famílias, me perdoe outros municípios, mas estamos falando da terra da uva e vinho, da indústria metalúrgica, segundo maior polo metal mecânico do País, não se pode admitir isto acontecer. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor e não ficar parado no tempo, como Caxias está agora.”

04/01/2022 - 11:15
Gabinete vereador Juliano Valim/PSD
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo