Voltar para a tela anterior.

Audiência detalha situação do transporte público em Caxias

Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, o encontro reuniu vereadores e integrantes do secretariado municipal


Uma audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), nesta quinta-feira (09/12), no plenário da Câmara Municipal, detalhou algumas situações pelas quais passa o transporte coletivo urbano em Caxias do Sul. O encontro foi coordenado pelo presidente da CDUTH, parlamentar Wagner Petrini/PSB, e contou com a participação de diversos vereadores, integrantes do governo do prefeito Adiló Didomenico/PSDB e comunidade. Entre os titulares das pastas municipais presentes, esteve o responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior. A audiência foi transmitida pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube).  

Na abertura da audiência, Petrini ressaltou os principais pontos de debate: subsídio à tarifa, revisão tarifária e desequilíbrio financeiro da empresa concessionária, que é a Viação Santa Tereza (Visate). Na sequência, o vereador socialista passou a palavra ao secretário Alfonso, que relatou o cenário do transporte público a partir do impacto gerado pela pandemia do coronavírus, que exigiu isolamento por parte da população. Segundo o titular da SMTTM, o transporte público é essencial, porém tem sofrido um forte desgaste não apenas em Caxias, mas em outras cidades.

Em setembro de 2020, segundo Alfonso, a Visate já apresentava cálculos com déficits devido à redução brusca de usuários. Diante disso, muitas alterações no sistema foram estudadas e implementadas. Entretanto, a resposta não foi tão exitosa e, no mês passado, houve um sinal de colapso no sistema. Diante disso, na semana passada, o município enviou para apreciação da Câmara um projeto que estabelece subsídio à tarifa do transporte. Essa proposta está em tramitação pelas comissões.

Durante a reunião, Alfonso também esclareceu a respeito dos outros pontos listados pelo presidente Petrini. Diversos vereadores se manifestaram e a comunidade também. O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, relatou alguns transtornos pelos quais os moradores têm passado, em razão da redução nas linhas e atrasos na passagem dos ônibus pelos bairros e loteamentos. O longo intervalo entre um ônibus e outro para determinadas regiões também foi criticado pela líder comunitária do bairro Reolon Tania Giordano.

A audiência registrou quase quatro horas de duração. 

Fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Adriano Bressan/PTB, Denise Pessôa/PT, Mauricio Marcon/Podemos, Ricardo Daneluz/PDT e Wagner Petrini/PSB.

 

09/12/2021 - 19:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo