Voltar para a tela anterior.
A comitiva da 33ª Festa Nacional da Uva 2022, que divulgou nos últimos dias, em Brasília, um dos maiores eventos comunitários do país, retornou a Caxias do Sul na noite desta quarta-feira (09/12). O grupo foi integrado pelas soberanas da Festa, a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann, além do presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, e da diretora social do evento, Tatiana Ruzzarin Menezes. Também fizeram parte da comitiva o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB, o representante do Legislativo caxiense e 1º vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, e a assessora de comunicação da prefeitura Juliane Ribas.
Ainda na quarta-feira, a comitiva foi recebida pelo chefe de Relações Institucionais do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alessandry Medeiros, que representou o ministro Rogério Simonetti Marinho. Medeiros demonstrou satisfação ao receber o convite para participar do evento. Já na Secretaria Nacional de Habitação, que está sob comando do Ministério do Desenvolvimento Regional, a comitiva se reuniu com o chefe de Gabinete Substituto, Maick Cariri, representando o secretário Alfredo Eduardo dos Santos.
Durante o dia, o grupo também visitou a Câmara dos Deputados, onde percorreu diversos espaços e gabinetes. Entre eles, dos deputados Carlos Gomes/Republicanos, Daniel Trzeciak/PSDB, Giovani Cherini/PL e Lucas Redecker/PSDB.
A comitiva esteve, ainda, no Tribunal de Contas da União (TCU), onde foi recebida pelo ministro Augusto Nardes. Em conversa com o grupo, de forma receptiva, Nardes disse que fará o possível para participar do evento na região da Serra. “Tenho apreço por Caxias do Sul e conheço muito bem essa cidade. Não vou medir esforços para me fazer presente no evento. A Festa é extraordinária”, completou.
O presidente da Festa, Fernando Bertotto, o prefeito Adiló Didomenico e o representante do Legislativo caxiense na ocasião, vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, também protocolaram a entrega dos convites para a abertura do evento aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.
De acordo com o presidente da 33ª Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, todos os objetivos foram alcançados. “É importante salientar que todos falam muito bem de Caxias e daquilo que o município representa e produz para o mundo. A viagem foi extremamente positiva, só tenho a agradecer. Ela rendeu bons frutos”, finalizou.
Feliz pela agenda cumprida, o prefeito Adiló Didomenico afirmou que o propósito do grupo foi alcançado, com o reconhecimento das autoridades e do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, que deve estar na abertura do evento. “Essa divulgação em Brasília trará resultados, principalmente com a vinda do presidente, de ministros e deputados. Dever foi cumprido!”, destacou.
Para o representante do Legislativo caxiense e 1º vice-presidente da Mesa Diretora, Elisandro Fiuza/Republicanos, a oportunidade da Câmara Municipal marcar presença junto do grupo despertou a integração dos poderes Executivo e Legislativo no sentido de que a Festa é mais do que tudo e do que todos, independentemente de visão política. “Quando se fala em Festa da Uva, se fala em um dos maiores eventos comunitários e culturais do país. Ela é feita por toda a comunidade caxiense, e resgata a história de um povo e das diferentes etnias que construíram um verdadeiro potencial industrial e agrícola”, concluiu.
A 33ª Festa Nacional da Uva ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022.