Voltar para a tela anterior.

Jornalista Marcos Kirst é o mais novo Cidadão Caxiense

O também escritor recebeu a distinção da Câmara Municipal, em sessão solene da noite desta terça-feira


O jornalista Marcos Fernando Kirst é o mais novo Cidadão Caxiense. Ele recebeu a distinção da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada na noite desta terça-feira (30/11), no plenário da Casa. Com muitos prêmios e uma rotina de publicações, na imprensa e na literatura, Kirst também foi patrono da Feira do Livro local, em 2010. A condução dos trabalhos de hoje coube ao presidente da Casa, vereador Velocino Uez. Na cerimônia, a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, representou o prefeito Adiló Didomenico.

Coube ao vereador Felipe Gremelmaier ir à tribuna, para o pronunciamento, em nome do Legislativo. A proposta da concessão do título havia sido aprovada ainda em 2020, a partir da iniciativa do ex-vereador Alberto Meneguzzi. Na ótica de Felipe, Kirst presta uma grande contribuição à cultura da cidade. Pediu que o homenageado mantivesse a sua produção, a qual considerou como incansável.

Depois de receber o título de Cidadão Caxiense, Kirst também se pronunciou a partir da tribuna. Lançou-se a saudações, em diversos idiomas. Lembrou episódios familiares e pessoais. Enalteceu a figura da também jornalista Silva Toazza, com quem é casado e divide ofícios profissionais. Mostrou-se comprometido a seguir com projetos, no jornalismo e na literatura.

Conheça o homenageado

Marcos nasceu em Ijuí, em 8 de julho de 1966, e está em Caxias do Sul desde 1992. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuou em diversos veículos de comunicação do Estado, como os jornais Pioneiro e Diário de Santa Maria.

O jornalista conta com 24 livros publicados, sendo 14 deles destacando aspectos de resgates históricos e biográficos relacionados a Caxias e à Serra gaúcha. Em 2019, foi agraciado com o prêmio Associação Rio-grandense de Imprensa, no quesito jornalismo impresso digital.

30/11/2021 - 23:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo