Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno destaca as condições das UPAs Central e da Zona Norte

Pedetista usou a tribuna do Legislativo para relatar a vistoria realizada por vereadores durante a segunda-feira (29/11)


Na sessão ordinária desta terça-feira (30/11) o vereador Rafael Bueno/PDT falou sobre as Unidades de Pronto Atendimento Central e da Zona Norte (UPA) e suas condições de atendimento aos caxienses. Bueno relatou a vistoria dos vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense, aos estabelecimentos de saúde pública do município, para observar como os serviços estavam sendo disponibilizados à população.         

Em seu pronunciamento, o pedetista afirmou que tem recebido informações da população sobre a demora nos atendimentos e a falta de profissionais, principalmente de médicos.

Ao visitar a UPA Central, o parlamentar constatou que cerca de 14 leitos de Covid-19 estão ociosos, podendo ser ocupados por quem mais precisa no momento. Já na chamada sala vermelha, havia dois profissionais parados, sem atendimentos e, outros dois cuidando de dez pacientes ao mesmo tempo. “Lá fora (UPA Central) tinha mais de 100 pessoas aguardando para atendimento desde às 10h. Já eram 16h30”, enfatizou.

O parlamentar assegurou que a Comissão, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oficializou um documento para que seja obrigatório o ponto eletrônico dos médicos das UPAs. Além disso, alegou que a superlotação delas acontecem por conta da falta de médicos em Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Precisamos qualificar e valorizar os médicos bons!”, grifou.

Os colegas vereadores Adriano Bressan/PTB, Estela Balarin/PT, José Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT e Sandro Fantinel/PATRIOTA parabenizaram o parlamentar pelo tema trazido à tribuna. Os parlamentares também expuseram suas colocações sobre o assunto abordado, solicitando um bom atendimento aos usuários. 

30/11/2021 - 15:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo