Voltar para a tela anterior.

Vereadores fiscalizam UPA Central e UPA da Zona Norte

Parlamentares da Comissão de Saúde têm recebido informações sobre problemas no atendimento e falta de médicos, principalmente no Centro


Vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense vistoriaram na tarde desta segunda-feira (29/11) as Unidades de Pronto Atendimento Central e da Zona Norte. 

Rafael Bueno, presidente da CSMA, disse que vereadores têm recebido informações da população sobre demora no atendimento e falta de profissionais, principalmente de médicos, que estariam sendo mal aproveitados na UPA Central, segundo comentou o vereador.

Na UPA Central, foram recebidos pelo administrador do InSaúde, José Vanderlei Ibing, que explicou como está sendo o atendimento e o fluxo de pacientes, além das escalas de profissionais da saúde. Segundo ele, o dia de maior lotação é na segunda-feira, das 14h as 22h, como foi percebido. Por exemplo, por volta das 16h havia pacientes esperando desde as 11h.

Os parlamentares fizeram questionamentos a respeito do atendimento feito nos diversos setores, como clínica, pediatria, urgência, emergência e setor Covid, além dos valores recebidos por hora de trabalho. Eles também conversaram com os profissionais e receberam sugestões de como melhorar e ampliar o atendimento.

Na UPA da Zona Norte, administrada pela UCS, os vereadores conversaram com pacientes e ouviram relatos de demora de até quatro horas para atendimento, apesar de haver menos pessoas esperando em relação à UPA Central. Eles foram atendidos pelo diretor técnico, médico Walter Porto, que mostrou os setores e explicou o funcionamento da UPA. 

Além do vereador-presidente Rafael Bueno, integram a CSMA os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB. Todos participaram das visitas.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

29/11/2021 - 17:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo